Chiesa di Dante

Chiesa di Dante

Primeiramente, peço desculpas pela falta de atualização, mas me aproveitei dos dias de folgas para colocar algumas coisas em ordem e também ler um pouco. O livro que estou lendo atualmente é Inferno de Dan Brown, que se passa em Firenze e gira em torno da obra A Divina Comédia de Dante Alighieri.

Ainda estou na metade do livro e muitos pontos da cidade, eu conheço, mas não visitei o Museo Casa di Dante e muito menos a igreja conhecida como Chiesa di Dante, cujo nome original é Chiesa di Santa Margherita dei Cerchi.

Ela fica na Via Santa Margherita e bem ao lado do museu dedicado ao poeta, mas é tão pequena que pode passar despercebida por muitos.

A igreja foi dedicada à Santa Margherita d’Antiochia e a nomeação faz referência à família Cerchi, que em 1353 se apossou da igreja juntamente com as famílias Donati e Adimari e, a partir de 1600, de forma exclusiva.

Ele se tornou a igreja de Dante porque foi aqui que aconteceram dois momentos marcantes de sua vida: quando conheceu Beatrice Portinari, seu verdadeiro amor, mas que foi forçada a casar com outro homem e morreu aos 24 anos; e anos mais tarde, Dante se casou com Gemma Donati.

Dentro a igreja, encontram-se várias pinturas que recordam Dante e sua musa, Beatrice, que tanto o inspirou ao longo de sua vida. Mas o que realmente chama o público é o próprio túmulo da amada (foto). Segundo muitos, por ter sido casada com Bardi, seu túmulo deveria se encontrar junto com o marido em Santa Croce. A imaginação do público e fãs de Dante preferem acreditar que seja mesmo seu corpo ali embaixo.

Mais curioso ainda é um cesto que fica ao lado da tumba cheia de papéis dobrados. Acontece que pessoas apaixonadas e com amores não correspondidos, impossíveis ou que tentam esquecer alguém que já morreu vão até lá e pedem ajuda de Beatrice, na esperança de que ela, por entender muito bem o que essas pessoas sentem, possa ajudá-los.

Certamente, um local que merece uma passadinha. Está na minha lista de (mil) coisas a fazer quando puder voltar a Firenze!

Foto: Chiesa di Dante (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s