Piazzale Michelangelo

Piazzale Michelangelo por Una lucciola...

Piazzale Michelangelo, sem dúvidas um dos meus lugares preferidos de Firenze e com uma das vistas mais bonitas também, na verdade, é o ponto de observação mais famoso da cidade.

No verão, é muito gostoso andar por lá porque sempre tem algum cantor (ou mais) tocando nas escadarias e você vê dezenas de pessoas aglomeradas nas escadarias para ouvi-los cantar, fazendo piqueniques… uma delícia!

Nesse mesmo dia da foto, o sol estava quase pondo e pude observar um homem pedindo a mão da namorada. Achei tão romântico! De fato, essa época do ano é muito comum ver noivos fotografando pelas ruas das cidades italianas.

É legal visitar o Piazzale durante o dia e à noite, a visão noturna da cidade é incrível. Firenze fica tão bonita quanto de dia ou até mais. Como já disse, gosto muito de observar cidades à noite.

O nome da praça vem por conta de uma cópia do Davi de Michelangelo que se encontra ao centro. Um Davi verde – e horrendo, na minha humilde opinião. Em nada lembra a obra-prima do mestre.

No outono também é muito gostoso passear por lá, as ruas se preenchem facilmente com folhas amareladas. Até trouxe uma delas comigo quando fui pela primeira vez.

E lembrando que o Piazzale fica muito próximo à basílica de San Miniato al Monte.

O Piazzale foi construído em 1865 por Giuseppe Poggi em uma colina ao sul do centro histórico da cidade. A partir desse ano, Firenze se tornou a capital italiana e todos estavam empenhados em transformá-la, deixá-la mais urbana. Esse período ficou conhecido como Risanamento (renovação).

A praça foi dedicada ao grande mestre do Renascimento, Michelangelo. Além do famoso Davi verde (rs), existem outras quatro réplicas de estátuas, essas últimas usadas na construção das Cappelle Medicee na piazza San Lorenzo. Todo o monumento foi feito em bronze (talvez por isso esteja verde) e foi levado até à praça em 25 de junho de 1873.

Para mim, a melhor forma de chegar até lá é sempre andando, mas ônibus também passam pelo local, mas sinceramente não me lembro o número… como eu disse, a pé é sempre melhor ;)

Foto: Piazzale Michelangelo por Una lucciola…

Anúncios

4 comentários sobre “Piazzale Michelangelo

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s