L’epifania

L’epifania é uma festa cristã celebrada no dia 6 de janeiro, 12 dias após o Natal, e considerada uma das datas mais importantes do calendário católico.

Dentre os personagens que fazem parte dessa festa na Itália, encontra-se a Befana, uma figura folclórica que entrega doces às crianças. Segundo a tradição, a Befana é uma senhora muito velha que voa em uma vassoura e visita as crianças na noite entre o dia 5 e 6 de janeiro, deixando doces nas meias, penduradas próximas à janela. As crianças também costumam deixar um copo de leite ou vinho para a Befana, assim, podem receber algo a mais.

As crianças que se comportaram bem durante o ano, normalmente, recebem doces, balas, frutas secas ou até mesmo pequenos brinquedos. Já aquelas que se comportaram mal, as meias se encontram cheias de carvão.

Segundo a lenda, a Befana era uma senhora que os Reis Magos encontraram no caminho, enquanto se dirigiam a Belém para levar presentes a Jesus, e pediram informação.

Agradecidos pela informação, eles perguntaram se ela não queria acompanhá-los, mas ela disse que não. Arrependida, ela preparou uma cesta de doces e foi procurar os Reis Magos e o menino Jesus, mas não os encontrou.

Na esperança de encontrá-los um dia, ela distribui doces nas casas que contém uma criança, esperando que em uma delas, seja o menino Jesus.

Também existe uma versão que diz que ela não quis ajudar os Reis Magos a encontrar o caminho e por isso se arrepende.

Em Roma, a festa é comemorada na Piazza Navona, onde no dia 6, várias Befane chegam na praça para dar doces às crianças. Em Bologna, acontece na Piazza Maggiore, às 15hs volta a Befana Europea que leva às crianças não apenas doces, mas também canções de ninar que recolheu em toda a Europa.

Em Venezia, normalmente a Befana chega em uma embarcação e em Firenze, acontece a tradicional procissão Cavalcata dei Re Magi, entre a Piazza Pitti e a Piazza del Duomo.

Uma das canções populares sobre a Befana, é essa versão:

La Befana vien di notte
Con le scarpe tutte rotte
Col cappello alla romana
Viva, viva la Befana!

*A Befana vem à noite, com os sapatos quebrados, com o chapéu à romana (de bruxa); viva, viva a Befana!

Certamente, uma das festas preferidas das crianças e deve realmente ser delicioso participar de uma ;)

Foto: La Befana (Reprodução)

Anúncios

7 comentários sobre “L’epifania

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s