Buon Natale!

Natale a Firenze

O presépio e a árvore de Natal são as duas tradições natalinas mais difusas no mundo.

Os presépios modernos representam o lugar e os personagens envolvidos no Natal. Esse uso começou a ser popular quando estátuas e representações religiosas começaram a se tornar mais numerosas nas igrejas italianas. Uma das tradições bem italianas é o presépio vivo: um dos mais famosos é da Piazza di Spagna, em Roma. O primeiro presépio vivo foi realizado por San Francesco d’Assisi, em 1223.

O presépio tem origens bem antigas e se difundiu entre romanos e etruscos. Essa tradição se estabilizou em Napoli. Todos os anos na cidade, a Associazione Italiana Amici del Presepio organiza uma mostra de arte de presépios.

A árvore de Natal tem sua origem associada a cultos pagãos. Na Europa do Norte, o pinheiro era venerado como um símbolo de vida longa e a ideia de expô-lo partiu da Alemanha e depois se difundiu pelo mundo. Nas casas italianas, essa tradição entrou somente no final do século XIX, quando a mulher de Umberto I decidiu montá-la no Quirinale. Desde então, começou a ser um costume popular.

Na tradição italiana, a árvore é montada no dia 8 de dezembro, o dia da Imaculada, e desmontado no dia 6 de janeiro, o dia da Epifania.

Duas figuras folclóricas fazem parte do Natal italiano, o Babbo Natale (papai noel) e a Befana. O Papai Noel deriva de um personagem histórico, o bispo San Nicola da Mira, que dava presentes aos pobres no período do natal. Já a Befana é ligada a uma lenda, que falaremos depois ;)

A tradição italiana pede que a ceia da véspera de Natal seja a base de peixe.

E com isso e essa linda foto do meu Duomo em Firenze, desejo a todos Buon Natale! Hou, hou, hou! ;)

Foto: Natale a Firenze (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s