Donatello

Donatello

Donatello di Niccolò di Betto Bardi, conhecido somente por Donatello, foi um escultor, ourives e desenhista, que nasceu e morreu em Firenze (1386-1466).

Por conta de sua extensa carreira, foi considerado um dos três pais do Renascimento florentino, juntamente com Brunelleschi e Masaccio, além de ser um dos escultores mais conhecidos de todos os tempos.

Contribuiu de forma fundamental para renovação da escultura e inventou o estilo “stiacciato“, que permite a criação de um relevo com variações mínimas (milimétricas) em relação ao fundo.

Usou várias técnicas e vários materiais diferentes (mármore, pedra, bronze, madeira). Também se dedicou ao desenho, fazendo alguns modelos para os vitrais do Duomo di Firenze, por exemplo.

Seus primeiros trabalhos, na verdade, giraram em torno desse Duomo, a fachada e a porta della Mandorla. Algumas de suas obras se encontram hoje no Museo dell’Opera del Duomo. Dentre suas esculturas mais famosas, o Davi em mármore, que também seria para o Duomo di Firenze, mas que hoje se encontram no Bargello – assim como talvez sua obra mais conhecida, o Davi de bronze.

Outras obras suas se encontram espalhadas pelos museus e igrejas de Firenze, como Santa Croce – o Crucifixo de Donatello – e Orsanmichele – as estátuas de São Marcos e São Jorge. Donatello também fez cinco estátuas para o campanário de Giotto.

O escultor italiano deixou obras também nas cidades vizinhas, Siena e Prato. Depois, Donatello morou por uma década em Padova onde fez grandes obras também, como o crucifixo da Basílica de Santo Antônio e o altar da mesma basílica.

No fim de 1453, Donatello voltou a morar em Firenze, onde alugou uma casa próximo da Piazza del Duomo. Um retorno difícil, pois o artista em nada lembrava aquele representante do movimento Clássico. Como exemplo, sua Maddalena penitente, que se encontra no Museo dell’Opera del Duomo, cuja beleza física inexiste e prevalecem os valores dramáticos, o corpo esquelético, um rosto que mostra a dor.

Nos seus últimos anos, Donatello estava doente e incapaz de trabalhar. Morreu em Firenze em 1466 e está enterrado no subterrâneo da Basílica de San Lorenzo.

Foto: Donatello (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s