Stanley Kubrick no MIS

Stanley Kubrick no MIS

Preciso falar dessa exposição que me deixou de queixo caído! Para quem é fã de cinema ou do diretor, uma única palavra: “CORRÃO!” rs

A exposição de Stanley Kubrick é trazida pela primeira vez para a América Látina no MIS (Museu da Imagem e do Som). Ela é uma parceria com a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, e já passou por Frankfurt, Berlim, Melbourne, Zurique, Roma, Paris, Amsterdã e Los Angeles.

Na exposição, você poderá ver mais de 500 imagens, fotos, objetos, figurinos e documentos originais de vários filmes do diretor americano. Dividida em 16 sessões ambientes adaptados a cada filme, a exposição permite uma experiência multissensorial única.

Stanley Kubrick nasceu em 1928, em Nova York, e foi diretor de vários clássicos do cinema, pois conseguia construir filmes que surpreendiam pelo inesperado, inspirando-se em vários artistas e formas de arte e por fim, acabou influenciando vários outros.

O que realmente me impressionou nessa exposição foi essa riqueza na elaboração dos ambientes. É como se você se sentisse dentro do filme. Você não só vê as máscaras usadas em “De Olhos Bem Fechados” (o diretor morreu antes de seu lançamento) como pode espiar por elas.

Destaques para o ambiente dedicado a 2001: Uma Odisseia no Espaço, Lolita, Laranja Mecânica (sensacional) e O Iluminado (para quem tem nervos de aço, rs – passei com um cag**o nesse ambiente).

Mas vá com calma! Eu fiz tudo meio correndo porque passei no MIS por coincidência para um evento que estava participando, então aproveitei o intervalo para visitar a exposição. Acabei perdendo o ambiente dedicado ao filme A.I. – Inteligência Artificial. E não sei se perdi outros porque esse é um ponto negativo da exposição: você vai entrando por corredores por onde normalmente não pode voltar e no fim, se não prestar atenção, não sabe qual caminho já fez ou não.

Stanley Kubrick fica no MIS até o dia 12/01/2014. Os ingressos custam apenas R$10,00 – sendo que estudantes pagam meia. A bilheteria funciona de quarta à sexta, das 12 às 20hs; sábados das 10 às 21hs; domingos e feriados, das 11 às 19hs. Ele é gratuito às terças-feiras. #ficadica – O museu fecha uma hora após a bilheteria.

Proibido filmar ou fotografar. Mas eu vi Deus e o mundo fotografando a exposição INTEIRA… – vai mais da sua consciência! rs

Realmente imperdível!

Foto: Stanley Kubrick no MIS (Reprodução)

Anúncios

3 comentários sobre “Stanley Kubrick no MIS

  1. gugaiarsa disse:

    Isabela, a parte dedicada ao AI é muito pequena, não muito mais de meia-dúzia de imagens, de concept designs que o Kubrick concebeu, mas o suficiente pra mudar a opinião de muita gente, inclusive a minha sobre se o Spielberg teria ou não traído a ideia original do Kubrick. É impressionante ver como o Spielberg conseguiu ser fiel aos concepts, e como talvez a história que o Kubrick tenha concebido fosse exatamente o que o Spielberg realizou.
    No mais a exposição é realmente fantástica, gostei muito da parte do 2001 e do Laranja Mecânica. A parte sobre O Iluminado era mais terror psicológico mesmo, não tinha nada de realmente assustador.
    Confesso que não vi nenhuma indicação sobre a proibição de fotografar, o que eu costumo respeitar MUITO, e se tivesse visto não teria feito as 2 fotos que fiz…

    Curtir

    • Isabela disse:

      Eu realmente perdi essa parte do AI, só fui ver depois, no folheto.
      Quero voltar para poder fazer tudo com calma, acabei vendo as sessões bem apressada porque tinha um evento logo em seguida, aproveitei o intervalo para dar uma olhada.
      Na parte do Iluminado, confesso que apressei os passos, rsrs. Depois vi que era para abrir as portas. Na segunda vez, terei mais coragem, com certeza!
      Se não me engano, o aviso de fotos e filmagem está logo no começo, antes da escada. Não me lembro de ter visto em nenhum dos ambientes. Como os próprios monitores não disseram nada, talvez não tenha problema mesmo…
      Abraços!

      Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s