Italo Calvino

Italo Calvino

O escritor italiano Italo Calvino nasceu, na verdade, em Havana, Cuba, no ano de 1923 mas aos três anos, sua família se mudou para a Itália, onde ele morreu em Siena em 1985.

Um intelectual político, civil e cultural, foi um dos escritores mais importantes do século XX. Sua escrita é considerada clássica.

Seus pais eram italianos em foram para Cuba dar uma pausa no trabalho. Giacomo Calvino era de Sanremo e Eva Mameli, de Sassari. Depois de um furacão em 1925, eles decidiram voltar à Itália.

A família vive o fascismo com um sentimento de recusa, mas sem ser antifascistas. No entanto, Italo tem os primeiros contatos com essa cultura entre os anos de 1929 e 1933. A família também não possuía uma fé religiosa.

Tudo isso somado fez parte da formação do escritor, fazendo com que ele estendesse sua escrita entre política e literária, um conto sério a aquele irônico e humorado, da crítica social aos textos teatrais, e também poesias.

Aos 62 anos, o escritor sofreu um AVC. Foi levado ao hospital Santa Maria della Scala em Siena, onde foi operado, recuperando a consciência por alguns dias, mas faleceu de uma hemorragia cerebral.

Entre duas obras mais famosas estão a trilogia Os Nossos Ancestrais (O Visconde Partido ao Meio, O Barão nas Árvores e o Cavaleiro Inexistente), Marcovaldo e Se Um Viajante Numa Noite de Inverno.

Foto: Italo Calvino (Reprodução)

Anúncios

2 comentários sobre “Italo Calvino

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s