Il Ponte dei Sospiri

Ponte dei Sospiri por Una lucciola...

A Ponte dei Sospiri (ponte dos suspiros) é uma das pontes mais conhecidas de Venezia (talvez a segunda mais conhecida, atrás apenas de Rialto).

Ela foi construída em pedra Ístria (proveniente da península de mesmo nome que fica no Mar Adriático) em estilo barroco no início do século XVII pelo arquiteto Antonio Contin.

A ponte fica a poucos metros da famosa Piazza San Marco e liga o Palazzo Ducale com as Prigioni Nuove, o primeiro edifício do mundo construído para ser uma prisão.

Servia como passagem dos prisioneiros até o escritório dos Inquisitores do Estado para serem julgados.

Ela pode ser vista de apenas dois ângulos, além das gôndolas: a ponte della Canonica e da ponte della Paglia.

Existem outras pontes que também se chamam dos Suspiros tanto em Cambridge quanto em Oxford, ambas na Inglaterra, sendo que a segunda, parece-se mais com a Ponte Rialto. Em Lima, Peru, também existe uma Puente de los Suspiros – um dos lugares mais românticos da cidade. Em Nova York existe uma cópia modernizada que liga dois edifícios da Met Tower, um arranha-céu inspirado no campanário de San Marco (clique nos links para ver as fotos).

Sobre o nome, grande parte pensa que veio dos casais que passam pelas gôndolas embaixo da ponte, dando suspiros apaixonados.

Bom, na verdade, não é bem assim a verdadeira história.

Na época da Serenissima (antigo Estado italiano cuja capital era Venezia), os prisioneiros atravessavam a ponte para seu julgamento, dando um último respiro no mundo livre porque uma vez condenados na Reppublica dei Dogi, não voltavam mais.

Uma ponte linda, sem dúvidas! Quando for a Venezia, não deixe de ver – mesmo que agora ela não tenha um sentido tão romântico assim! rs ;)

Foto: Ponte dei Sospiri por Una lucciola…

Anúncios

4 comentários sobre “Il Ponte dei Sospiri

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s