Disastro del Vajont

Disastro del Vajont

Um pedaço triste na história italiana completou 50 anos no dia 9 de outubro.

Conhecido como Disastro del Vajont (o desastre do Vajont), aconteceu na noite de 1963 na recém instalada bacia hidroelétrica do Vajont – nome do riacho que percorre o vale de Erto e Casso e desagua no Piave, em frente as cidades de Longarone e Castellavazzo, na província de Belluno.

Mapa do local

Mapa do local

Por conta da construção da barragem em Vajont, aconteceu um desmoronamento da montanha Toc no lago artificial, o que fez com que uma enorme onda fosse formada, causando a inundação e a destruição do vale vêneto, entre eles Longarone, causando a morte de quase duas mil pessoas.

Foram constatados três erros humanos que levaram ao desastre: construir a barragem em um vale não apropriado no perfil geológico; ter elevado a altura do lago artificial além das margens de segurança; e não ter dado alarme na noite de 9 de outubro para que fosse feita a evacuação dos residentes com o risco de inundação.

Atualmente, todas as cidades atingidas pelo desastre já foram reconstruídas.

Houve inquérito para apurar as causas e condenar os culpados entre os anos de 1968 e 1971, que foi concluído com o reconhecimento da responsabilidade penal da previsibilidade da inundação e de desmoronamento, e por homicídio culposo.

As vítimas somaram 1910, mas apenas 1500 cadáveres foram recuperados, e 80% delas se encontravam na vale do Piave, entre o centro de Longarone, capital da Comuna, e os locais vizinhos (Rivalta, Pirago, Faè e Villanova) – somando um total de 1450 mortos só nessas regiões.

Os nomes de todos os mortos podem ser encontrados no site oficial de Vajont. As fotos do desastre também impressionam.

Este ano, foi criado um evento Vajont 50º Anniversary para relembrar as vítimas. Foram diversos os eventos dedicados ao desastre, que começaram em março de 2013 e irão até dezembro.

Para mais informações, visite o site.

Fotos: Disastro del Vajont (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Disastro del Vajont

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s