La Porziuncola

La Porziuncola

La Porziuncola é atualmente uma capela, mas que já foi igreja. Ela se encontra em uma zona chamada “Portiuncula” e ficou por muito tempo abandonada, antes de ser restaurada por São Francisco.

Enquanto rezava em frente ao crucifixo de São Damião, ouviu uma voz que dizia, “vai e restaura a minha igreja”.

É exatamente nela que ele compreende sua vocação e funda a Ordine dei Frati Minori em 1209, confiando a proteção a Virgem Maria, a quem a igreja é dedicada.

A igrejinha é considerada o centro do Francescanesimo. Foi cedida ao Santo pelos beneditinos.

Além de São Francisco, também foi dentro da Porziucola que Santa Clara renunciou ao mundo e abraçou a religião. E também foi nela que São Francisco morreu em 1226.

A fachada é um afresco de Overbeck (1830) que representa a visão de Francisco, que pede a Jesus e Maria a indulgência, que ficou conhecida como “Indulgenza della Porziuncola” ou “Perdono di Assisi” – aprovada pelo Papa Onorio III.

Atualmente, ela se encontra dentro de uma basílica, a Santa Maria degli Angeli em Assisi. Clique aqui e veja um vídeo sobre o local.

Infelizmente, essa é uma das minhas maiores amarguras quando fui a Assisi. O tempo não colaborou, mas quando descemos da Basílica principal em direção a Santa Maria degli Angeli, esta estava fechada para almoço :/

Praticamente todas as igrejas em Assisi fecham entre 12 e 14hs, portanto, fate attenzione, prestem atenção.

Minha mãe queria voltar para Roma logo, pois era nosso penúltimo dia. Mas prometi a mim mesma que voltarei ;) – é um lugar imperdível na cidade de São Francisco, considerado por muitos mega especial, exatamente pelo fato do Santo fazer grande parte de suas rezas ali.

Passeio imperdível!

Fotos: La Porziuncola (Reprodução)

Anúncios

4 comentários sobre “La Porziuncola

  1. Thais Helena disse:

    Ciao bella!
    Com certeza é um passeio imperdível. Particularmente eu tenho muita afinidade com São Francisco de Assis e minha tia quando foi à Itália trouxe de Assisi umas pedrinhas (do chão mesmo) que eu guardo com muito carinho. Um dia também eu estarei lá catando pedrinhas…
    baci bella!

    Curtir

    • Isabela disse:

      Ciao, bella!
      Puxa, certamente se você tem afinidade com São Francisco (eu coleciono alguns santinhos, rs, mas não trouxe nenhum de lá – sim, eu sei, idiota total, rs), é sem dúvidas parada obrigatória. Eu lamento muito não ter ficado mais tempo na cidade e o tempo não ter ajudado também (estava bem nublado, chuvoso e com muito vento, além de frio, rs). Ainda assim, a cidade é uma GRAÇA!!!
      Sei que vou voltar porque quero muito ir a Porziuncola (até sonhei com ela ontem, depois de ter feito o post).
      Baci!!

      Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s