Jovanotti

Jovanotti

Uma overdose de Jovanotti, né?

Lorenzo Costantino Cherubini nasceu em Roma, em 27 de setembro de 1966, é cantor e compositor, rapper e DJ. Começou sua carreira nos anos 80, cantando rap, mas ao passar dos anos, ele acabou mesclando outros ritmos a sua música, entre eles o hip hop e o funky.

Quando disse nesse post que ainda estava pensando em uma palavra para descrevê-lo é exatamente por isso: sua diversidade de ritmos, estilos e roupas. Um cantor versátil e eclético.

Suas músicas frequentemente têm temas filosóficos, religiosos e políticos. É um ativista, participando de vários eventos, incluindo o famoso “Make Poverty History” e o Live8.

Lorenzo é o terceiro de quatro irmãos. O mais velho, instrutor de voo, morreu em outubro de 2007 em um acidente aéreo em Latina. Para ele, Jovanotti dedicou as canções In Orbita e Fango.

Apesar de ter nascido em Roma, a sua família é originalmente de Cortona, na Toscana, e na infância, ele voltava muito para essa cidade. Tanto que a escolheu para oficializar sua união com Francesca Valiani em 2008. Os dois já estavam juntos há anos e têm uma filha, Teresa, que nasceu em 1998 – para quem Jova dedicou a canção Per Te.

Nos anos 80, começou a carreira como DJ de uma rádio em Cortona. Foi somente em 1988 que lançou seu primeiro sucesso È Qui La Festa? e depois o primeiro álbum, Jovanotti For President.

Passou alguns anos em esquecimento. Somente em 1992, com o álbum Lorenzo 1992 é que ele volta aos holofotes (para nunca mais sair). É desse álbum que saiu um dos seus maiores sucessos: Serenata Rap, o vídeo mais transmitido na Europa e até mesmo na América do Sul.

Em 1997, lança o álbum L’albero que mistura vários elementos de diversos estilos musicais e letras mais profundas.

Durante a Guerra do Kosovo, em 1999, juntou-se ao projeto de Piero Pelù e Ligabue com a música Il Mio Nome È Mai Più, cuja renda foi revertida para o projeto Emergency. O single foi o mais vendido da Itália no mesmo ano.

O ano 2000 já começa com a canção Cancella Il Debito, um protesto de Jovanotti para o cancelamento dos débitos dos países de terceiro mundo.  Ele apresenta a música no Festival di Sanremo com alguns colegas, incluindo Carlinhos Brown.

Com o lançamento de Buon Sangue em 2005, Lorenzo parece ter atingido a maturidade. No álbum, trabalha com Edoardo Bennato e com Danilo do Negramaro.

A colaboração com Negramaro volta em 2008 no álbum Safari, na música de mesmo nome. O disco é gravado entre Cortona, Los Angeles, Milano, Hannover, Berlim e Rio de Janeiro. A música Fango ganha a guitarra de Ben Harper.

Depois do lançamento de Ora em 2011 (seu último álbum de inéditas), Jovanotti parte em turnê e mais recentemente este ano se apresentou no Rock In Rio e em São Paulo, suas primeiras apresentações no Brasil.

Eu não gostava de Jovanotti. Mesmo.

Tentei ouvi-lo várias, inúmeras vezes sem muito sucesso. Não me lembro a primeira música que ouvi dele, mas provavelmente deve ter sido um rap ou hip hop que não faz muito meu estilo.

E tentei muita vezes porque Jova é absoluto na Itália, muito difícil encontrar alguém que não goste dele. Pensava: “se tanta gente ouve, deve ser bom. Como eu não consigo gostar dele?”, rs – no alto da minha crise existencial! Ha ha

Até aí, tanta gente ouve Anita, ou seja, quantidade não significa qualidade.

Ouvi algumas canções de Safari (porque a música A Te foi amor a primeira ouvida, rs) e eram as que eu conhecia até sua vinda ao Rock In Rio. Na verdade, soube que ele estaria no Brasil exatamente no voo para Noronha, quando peguei a revistinha e vi os shows que aconteceriam em setembro.

Mesmo não sendo fã do cantor, fiquei muito curiosa para ver o show. Por todo esse contexto meio “exótico” dele, achei que o show seria, no mínimo, interessante.

Foi aí que resolvi dar a 136682ª (rs) chance a Jova: comecei a ouvir o álbum Backup que foi lançado em 2012, com os melhores sucessos do cantor, e toda aquela mistura de ritmos e sons me cativou.

Portanto, jovem, se você não gostou de Lorenzo na primeira ouvida, dê uma segunda a chance ao quase cinquentão. Afinal, Jovanotti é TUDO isso mesmo que eles falam… ;)

Foto: Jovanotti (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Jovanotti

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s