O verdadeiro rosto de Leonardo

Monalisa é provavelmente um dos rostos mais conhecidos do mundo inteiro. Mas como era o rosto de seu criado, Leonardo da Vinci? Nessa palestra, Siegfried Woldhek conta como fez para descobri-lo.

O vídeo é antigo, de 2008, mas ainda assim, achei mega interessante!

Siegfried começa falando que Leonardo pintava absolutamente tudo em volta dele: animais, plantas, prédios, comidas, água… e como não teria pintado rostos também? Afinal, seus contemporâneos fizeram isso – rostos inteiros ou 3/4.

O ilustrador observou todos os desenhos de rostos que Leonardo pintou – cerca de 1,700. Depois disso, ele selecionou todos os rostos masculinos – cerca de 120.

Para ser um autorretrato, os rostos deveriam ser inteiros ou 3/4, então ele eliminou todos os outros que não eram. A pintura também tinha que conter detalhes, portanto, ele eliminou os que era muito vagos ou estilizados.

A última seleção que ele fez, foi eliminar os feios (rs) e caricaturados. E restaram apenas os três acima.

Por ter desenhado mais de 1,100 rostos, ele consegue analisá-los e ao comparar os três que restaram, ele percebe que os três possuem exatamente as mesmas características físicas: testa larga, sobrancelhas horizontais, nariz longo, lábios curvados e o queixo pequeno.

Em seguida, Siegfried mostra que os quadros foram criados na ordem certa. O “Retrato de um músico”, o mais jovem dos três, foi feito primeiro, em 1485 (33 anos). Em seguida, o “Homem Vitruviano”, em 1490 (38 anos), e por fim, o retrato de Leonardo já velho, em 1513 (63 anos).

E como saber se era realmente ele e não outra pessoa?

A única referência que se tem é da estátua de Davi feita por Verrocchio, a qual Leonardo posou como um garoto de 15 anos. E ao comparar o rosto da estátua com a do músico, é possível ver as mesmas características de novo.

Simplesmente sem palavras! Bom divertimento!

Foto: O rosto de Leonardo da Vinci (Reprodução)

Anúncios

2 comentários sobre “O verdadeiro rosto de Leonardo

    • Isabela disse:

      Ciao bella!
      Bem interessante, né? Achei muito legal como ele chegou nos três rostos! Mas acho que Leonardo ainda é mistério, como vários outros artistas da época!
      Baci e buon fine settimana anche a te ;)

      Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s