Soda italiana

Soda italiana

Apesar do nome, a soda italiana é uma invenção americana. Ela acabou recebendo esse nome porque a bebida é preparada com xarope de frutas e o mais comumente usado nos EUA é o da marca Torani, que é italiana.

Uma receita fácil, pois é só gelo, água gaseificada (ou soda) e xarope de fruta. Os americanos gostam de fazer a soda italiana cremosa, que leva o “half n half“, produto vendido lá que é metade leite e metade creme.

A receita é essa:

Preencha o copo com gelo, coloque 1/4 de xarope de frutas e complete com água gaseificada. Mexa e pronto.

Mais simples que isso, impossível!

A dificuldade pode estar em achar o xarope de frutas. Para alegria geral da nação (rs), é possível fazê-lo em casa! Portanto, pega a água gaseificada e gelo, coloca Tiziano Ferro cantando em inglês (só que não! rs) e VEM COMIGO! rs

Ingredientes

  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de água
  • 1½ xícara de mirtilo ou duas de morangos

Modo de preparo

Ferva a água e o açúcar até que este esteja completamente dissolvido. Adicione as frutas vermelhas e ferva por pelo menos 10 minutos. Abaixe um pouco o fogo, e cozinhe por mais 10 minutos e as frutas ficarão ‘moles’ (sem consistência).

Filtre para manter apenas o líquido (descarte as frutas). Espere esfriar antes de usar. Você poderá manter o xarope ainda fresco no refrigerador por alguns dias.

Para frutas com mais água (como melão, melancia), use menos água, mas o processo é o mesmo.

Depois do xarope pronto (e frio), você pode bater o gelo no liquidificador até formar uma raspadinha ou colocar as pedras diretamente no copo, adicionar 1/4 desse xarope e completar com água gaseificada ou soda.

Para quem gosta de chantilly, é possível finalizar a decoração com ele! E se você tiver o “half n half” em casa, basta seguir a mesma receita acima, mas adicionar um pouco do líquido e mexer bem.

É uma bebida muito gostosa e refrescante agora no verão. Fazendo o xarope em casa, é possível fazer várias combinações. Atualmente, essa bebida pode ser encontrada em alguns bares e cafés pelo Brasil ;)

Um abacaxi com menta deve ficar bem fresquinho! =9

Foto: Soda italiana (Reprodução)

Anúncios

4 comentários sobre “Soda italiana

  1. Maria Sônia disse:

    Adorei a receita! Gosto muito de Tiziano Ferro, ele dará um show logo menos aqui em São Paulo, infelizmente não poderei ir… Parabéns pelo blog, está muito bacana! Abs, Maria Sônia.

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s