Panforte di Siena

Panforte di Siena

O panforte é um doce típico de Natal e que tem suas origens muito antigas: as primeiras provas datam do ano mil, época na qual era chamado de pão natalino ou pan  pepatus.

Na época, era feita por especialistas e era destinado somente aos nobres, ao clero e aos ricos, por conta de seus ingredientes: laranja, cedro, melão e amêndoas conservados, além de especiarias caríssimas.

Por muito tempo, os ingredientes permaneceram os mesmos, até o ano 1879, quando a rainha Margherita fez uma visita a cidade de Siena.

Um especialista preparou um panforte sem melão conservado e com uma cobertura de açúcar com baunilha ao invés de pimenta preta. O panforte foi oferecido à rainha como “panforte Margherita”, nome com o qual este panforte branco, mais delicado, ainda é comercializado.

Atualmente, o doce é comercializado o ano inteiro, sendo facilmente encontrado na província de Siena.

Conheci esse doce através de uma aluna, que foi passar o aniversário na Toscana e acabou trazendo algumas (rs) porque tinha gostado muito. Eu pude experimentar, mas acabei me esquecendo dele quando fui ano passado.

Enquanto estava fazendo uma visitinha a um empório perto do trabalho (o mesmo onde ano passado tive o prazer de encontrar o Pandoro da Bauli) e acabei dando de cara com essa belezinha. Não tive dúvidas e arrematei, rs.

É uma massa com frutas cristalizadas e amêndoas bem firme com açúcar polvilhado por cima. Uma delícia não muito doce =9 – quem for a Siena não pode deixar de experimentar ;)

Foto: Panforte di Siena (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s