Envelheço na cidade

La terrazza del Duomo por Una lucciola...

2012 foi um ano especial para mim. Não só porque eu retornei à Itália, mas também porque pude realizar um sonho.

Firenze se tornou minha casa em 2010 quando me abrigou durante o intercâmbio. Além disso, ela abriga dois dos meus monumentos favoritos, o Duomo (catedral) e o Davi de Michelangelo.

Coincidentemente – ou não – o Duomo teve seu primeiro mattone (tijolo) colocado em 8 de setembro de 1296, enquanto o Davi veio a público em 8 de setembro de 1504.

Eu nasci 691 e 483 anos depois, respectivamente.

Por também ser o dia da Madonna (não a cantora, mas Nossa Senhora, rs), o dia 8 de setembro torna-se o único dia no ano em quem é possível fazer uma caminhada pelo terraço do Duomo (sem ser uma visita agendada e paga, claro). E muitos florentinos nem sabem disso.

Ano passado, eu pude comemorar meus 25 anos de forma especial: no meu Duomo, na minha Firenze, cidade do meu Davi!

Os terraços ficam abertos o dia inteiro das 9 às 17 hs. E a fila começou antes das 8hs. Foram quase duas horas até subir, mas foi emocionante. Ver Firenze lá do alto e poder analisar os detalhes da lateral do Duomo que a gente mal consegue ver lá debaixo é algo realmente único. Ao descer dos terraços, ainda conseguimos assistir uma missa dentro dele.

Fechando o dia, ainda é possível ver um desfile com as rificolona (lembram delas? Comentei sobre elas neste post aqui) pelo rio Arno. As crianças sobem nos barcos por volta das 20hs para dar uma volta pelo rio e acaba sendo muito bonito observar as luzes pelo Arno durante à noite – especialmente acompanhadas pela cantoria em cima da Ponte Vecchio, outra queridinha minha.

O único rimpianto (arrependimento) foi ter perdido a apresentação de Andrea Bocelli no Duomo à noite (e que eu fui descobrir quase um ano depois, rs).

Se você estiver em Firenze nesse dia, não perca a oportunidade de fazer essa subida e ver o desfile no Arno. Até mesmo a festa da rificolona, na noite anterior, é divertida – e vale lembrar que eles celebram uma missa na igreja da Santissima Annuziata, que é lindíssima por dentro!

Envelhecer na cidade do Renascimento é algo muito especial. Acredito realmente que tenha renascido, com minhas energias e meus sonhos renovados. Agora, eu aguardo ansiosa pelos próximos 25.

Serão especiais, eu espero!

Foto: La terrazza del Duomo por Una lucciola…

Anúncios

4 comentários sobre “Envelheço na cidade

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s