Emozioni com Alex Britti

Hoje, o italiano da minha vida completa 45 anos de muito amor e charme! rs

Graças a uma alma muito caridosa do YouTube, consegui ver o especial com Alex Britti exibido pela Rai Due em 15 de abril desse ano. O programa, chamado Emozioni, conta a trajetória de um músico por quase uma hora e meia.

Aconselho muitíssimo para quem quer saber mais sobre a vida do cantor ou conhecer um grande músico ou simplesmente apenas praticar um pouco a compreensão auditiva em italiano (rs).

O documentário começa falando do início da relação de Alex com a guitarra: aos oito anos quando ganhou uma de presente dos pais.

“Você sente o sabor de se tornar um mago” (ao tocá-la).

Na paróquia Regina Pacis de Roma, Don Franco ensinou os seus primeiros acordes e viu em Britti uma paixão que não existia nos outros garotos.

Inspirado em Edoardo Bennato, com quem mais tarde faria parceria em “Notte di Mezza Estate”, foi sua grande inspiração e aos 17 anos, começou a tocar nos palcos do Big Mama, onde chamou a atenção de muitos e aos 20, foi considerado o melhor guitarrista italiano.

Ao terminar o serviço militar, partiu na sua Uno branca (acho que é ela que aparece no clipe Una Su Un Milione) – por ter muito medo de avião – para Amsterdã e dali partiu em turnês pela Europa, onde teve vários professores e aprendeu tudo que podia.

Para ele, foi frustrante perceber que seu público não se interessava pela sua técnica, por isso, começou a compor.

Ao voltar para Itália, buscou uma gravadora, que decidiu lançá-lo nas “Novas Propostas” do Festival di Sanremo com “Quello Che Voglio” em 1997. Para a decepção e surpresa de todos, ele ficou fora do grupo, mas o próprio Britti não a considerava uma canção forte.

Quando BB King se apresentou em Milão, Alex foi escolhido para abrir seu show. BB King estava muito atrasado e o público, impaciente. Para chamar a atenção do público, começou um solo antes de começar a cantar. O público ficou perplexo e Alex Britti foi muito aplaudido ao fim o show de abertura.

Em 1998, voltou às “Novas Propostas” de Sanremo com “Oggi Sono Io”. Ele achou que não ia ganhar, devido à popularidade de Filippa Giordano, tanto que estava entrando no taxi para ir embora quando foi chamado para voltar ao palco. O famoso “leão” (troféu) está com seus pais e não com ele.

Britti comenta como nasceram duas canções suas:

  • Mi Piaci” veio de um casal de amigos dele que eram bem diferentes, exagerados e ele quis tirar uma com a cara deles, além de fazer uma canção tipicamente italiana.
  • Una Su Un Milione”, ele dormia, acordou, escreveu de uma só vez e voltou a dormir. No dia seguinte, nem se lembrava que a tinha escrito.

Em 2001, surgiu uma oportunidade de tocar com o mítico Ray Charles. Durante os ensaios, Charles estava com o pé atrás, pois nunca tinha ouvido falar nele. Britti propôs um teste antes, ele fez um solo de guitarra e ao terminar, Charles se levanta e pede que a orquestra pare: “desculpe por antes, não te conhecia, mas você tem muito talento”. Também toca ao lado de Pavarotti e Joe Cocker.

Em 2001, a segunda decepção em Sanremo vem com “Sono Contento” na categoria Big. Alex era o favorito, mas amargou o 7º lugar. Segundo ele, uma canção difícil de cantar e de tocar. Uma escolha errada que podia prejudicá-lo, ser o fim de sua curta carreira.

Em 2003, ele decidiu dar a “cara a tapa” e voltar a Sanremo, mas com uma canção que mostrasse seu talento como cantor e guitarrista: “7000 Caffè”. Para surpresa de todos, a música termina em 2º lugar, mas essa foi uma vitória moral de Britti.

Por fim, ele COZINHA, mulheres! Cozinha… e MUITO bem! rs – Para atingir a perfeição (porque ele cozinha e toca guitarra), basta amar cachorros! rs

Il bimbo Alex BrittiE Alex advertiu durante o documentário: mulheres, não busquem tirar essa paixão dele pela guitarra porque não conseguirão.

Alex, seu lindo, juro que nunca tentarei fazer isso porque é exatamente essa sua paixão que faz você ser o italiano da minha vida!! rs #alocka

Para finalizar o post, uma foto do Alex Britti criança (acima), descaradamente roubada de seu Instagram. “Ammazza che bello!”*

Tantissimi auguri di buon compleanno, Britti! Sei mitico!

*Ammazza é uma expressão utilizada na região do Lazio que significa ‘caspita’.
Foto: Alex Britti (Reprodução)

Anúncios

6 comentários sobre “Emozioni com Alex Britti

  1. Alexandre disse:

    Obrigado pela indicação desse grande show. Sempre que disponibilizam shows completos faço questão de baixar ex; Amici per L’abruzzo, Due (Tiziano e Laura) etc… e quando a gente gosta muito do artista igual Alex Britti a satisfação é dobrada.

    Curtir

  2. Alexandre disse:

    Deixei ontem baixando e fui assistir algumas partes. Muito boa as imagens, baixei em HD com muita boa resolução, pensei se tratar do show completo do Alex Britti, que só havia visto partes, mas é um documentário, muito bacana, vou assistir com atenção, gostei muito !!! Obrigado !!!

    Curtir

    • Isabela disse:

      Sim, a resolução está muito boa, mas não é um show. Felizmente, tenho o DVD do seu MTV Unplugged, ontem mesmo fiquei o dia todo assistindo. É sensacional!
      Abraços

      Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s