Il Palio di Siena

Palio di Siena

O Palio di Siena é mais um dos sonhos que eu tenho vontade de realizar em solos italianos.

A corrida de cavalos que acontece na Piazza del Campo todos os anos em julho e agosto tem origens medievais.

Tradicionalmente, a corrida é chamada de La Carriera. No dia 2 de julho, eles correm o Palio di Luglio (em nome da Madonna di Provenzano) e no dia 16 de agosto, Palio di Mezzo Agosto, com origem no dia 15 (em nome da Madonna Assunta – Assunção de Maria).

Em ocasiões especiais ou excepcionais, a comunidade de Siena pode decidir em fazer um Palio Extraordinário entre maio e setembro – o último aconteceu em 2000 para comemorar o início do novo milênio.

Alguns dizem que o Palio começou em memória da Batalha de Montaperti em 1260, da qual os moradores de Siena saíram vitoriosos.

O nome vem do prêmio Palio, do latim pallium (capa de lã), um tipo de tecido muito requintado utilizado para diversos fins. Em Siena, normalmente, era destinado a igreja da contrada vencedora, que poderia utilizá-lo como decoração, ou para outros fins.

Siena é uma curiosa cidade divida em “contrade“, pensem em bairros, num total de 17, cada uma com suas cores, bandeiras e um símbolo, mas apenas 10 disputam o Palio (por conta do espaço).

As contrade são decididas por sorteio e por direito correm as setes que ficaram de fora no ano anterior. Um mês antes de cada Palio, é feito um sorteio para ver quais as outras três que participarão.

As outras setes ainda são sorteadas para saber a ordem do desfile na procissão histórica (feita com trajes da época e tudo mais) e por direito, participarão do Palio no ano seguinte.

Em caso de um Palio Extraordinário, é feito um sorteio com todas as contrade para saber quais 10 irão participar.

Vence o cavalo que atingir primeiro a linha de chegada, após três voltas em sentido horário, mesmo que o jóquei tenha caído.

Nesse ano, na corrida de 2 de julho, o vencedor foi da contrada da Oca (Ganso) – mas quase que o cavalo sem jóquei ganha.

E a contrada vencedora é exatamente a Oca com 66 vitórias, seguida da Chiocciola (Caracol), com 51, e da Tartuca (Tartaruga), com 47,5.

Tanto na foto quanto no vídeo dá para ver que praça fica abarrotada de gente por tudo que é canto. Reza a lenda, que o pessoal aluga as sacadas em torno da praça por míseros €300. O centro da praça, no entanto, é de quem chegar primeiro.

Sonho! Que sonho de ver uma corrida ao vivo… :)

Foto: Palio di Siena (Reprodução)

Anúncios

6 comentários sobre “Il Palio di Siena

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s