San Miniato al Monte

San Miniato al Monte por Una lucciola...

A Basilica di San Miniato al Monte fica em um dos locais mais altos de Firenze, também é um dos maiores exemplos romanico fiorentino, ou seja, arquitetura romana que se desenvolveu na cidade.

Um tesouro escondido, longe do centro histórico, mas que não pode passar despercebido na sua viagem ;) #ficadica

São Miniato (a quem a basílica é dedicada) foi o primeiro mártir da cidade, provavelmente um comerciante grego ou um príncipe armênio que peregrinou para Roma. Dizem que chegou a Florença por volta de 250 e se tornou um ermitão, sendo decapitado durante as perseguições anticristãs do Imperador Décio.

Reza a lenda que ele (São Miniato) partiu do local da execução com sua cabeça nas mãos, chegando até a outra parte do Arno, o local da atual basílica, onde foi se recolher.

A fachada da basílica é uma das obras-primas da arquitetura romana florentina, inspirada em um classicismo sólido e geométrico, retirados dos monumentos romanos.

As obras começaram no século XI e se dividiram em duas partes: a inferior, caracterizada pelos cinco arcos; e a superior, que coloca em evidência a geometria da igreja.

Ao centro da igreja, um mosaico com Jesus e ao seu lado, a Virgem e São Miniato, feito em 1260.

O campanário começou a ser reconstruido em 1523 por Baccio d’Agnolo, depois de ter desabado em 1499 durante alguns trabalhos de restauro. Os trabalhos foram interrompidos em 1527 quando foi preparado para defesa da cidade no cerco a Florença.

Em 1530, foi usado como local de artilharia da cidade e foi protegido do fogo inimigo por Michelangelo, que colocou colchões em volta dele para proteção. O campanário foi finalmente terminado em 1535.

Mosaico em San Miniato

Mosaico (clique para ver maior)

No coro, um grande mosaico chamado Redentore tra la Madonna e San Miniato (Cristo Redentor entre a Virgem e São Miniato) de 1297 é provavelmente do mesmo autor anônimo da fachada.

No mosaico também estão representados os quatro evangelistas: a águia representa São João; o anjo, São Mateus; o boi, São Lucas; e o leão, São Marcos.

Infelizmente, eu não consegui ver esse mosaico porque a parte de dentro da igreja estava em obras.

Do lado de fora da basílica também existe um cemitério chamado de Porte Sante (portas santas). Estão enterrados ali Carlo Collodi (criador do Pinocchio), Luigi Ugolini (poeta e autor), Libero Andreotti (escultor), entre outros.

San Miniato também oferece uma das melhores vistas de Firenze por se encontrar em uma região muito alta. Recomendo ver o Piazzale Michelangelo e depois subir até lá. É uma boa caminhada, mas vale muito a pena!

Foto: Basilica San Miniato al Monte por Una lucciola…

Anúncios

3 comentários sobre “San Miniato al Monte

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s