A cidade de São Francisco

Basilica di San Francesco por Una lucciola...

Aproveitando a vinda do Papa Francesco ao Brasil, vamos falar um pouco sobre a cidade do santo que inspirou seu nome.

Assisi é uma cidadezinha quase no coração da Itália. Fica na província de Perugia na Umbria, com pouco mais de 28 mil habitantes. Conhecida mundialmente por ser a cidade onde nasceram, viveram e morreram São Francisco e Santa Clara.

A cidade teria tido sua origem a partir de um vilarejo habitado pelos úmbrios, que mantinham muito contato, principalmente comercial, com os vizinhos etruscos, mas ambos diferiam em língua e cultura.  Quem deu a identidade a Assisi uma identidade urbana e monumental foram os romanos.

A cidade de São Francisco passou por vários domínios diferentes e algumas guerras, além de ter sido saqueada durante o século XVII pelas tropas de Napoleão, quando várias obras de arte foram levadas.

A partir de 1860, a cidade passa a fazer parte do Estado Italiano e o descobrimento dos corpos de São Francisco (1818) e Santa Clara (1850) também fez com que ela passasse a ser destino de muitas peregrinações, portanto, o turismo religioso tornou-se a grande base de economia local.

Durante a II Guerra Mundial, Assisi também se transformou em uma das grandes cidades de resistência ao Holocausto. Os hebreus se disfarçavam de frades e freiras, escondiam-se nos subterrâneos e nas cantinas, disfarçados entre a gente e com documentos falsos. Depois da Guerra, a cidade recebeu o reconhecimento “Justos Entre as Nações”, instituído pelo Yad Vashem.

O grande ponto turístico da cidade é a Basílica de São Francisco, visível desde lá de baixo, na estação de trem. A Basílica de Santa Clara também é bastante visitada. Existem algumas outras igrejas menores, como a de São Pedro, Santa Maria Maggiore e a catedral de São Rufino.

Claro que visitar a Basílica é parada obrigatório, mas a grande joia de Assisi fica fora de suas muras (e é também meu grande lamento): a basílica Santa Maria degli Angeli, que guarda uma preciosidade dentro dela. Minha mãe não quis esperar a igreja reabrir depois do almoço, então voltamos a Roma.

Mas isso será apenas uma desculpa para poder voltar ;)

Para quem for a Assisi fica a dica: as igrejas e locais, com exceção dos restaurantes, claro, fecham para almoço. Normalmente funcionam até meio-dia e depois só reabrem após às 14:30.

Assisi é destino obrigatório não só de quem é religioso, pois acredite, lá você irá encontrar uma paz indescritível, só mesmo indo para entender. Saí de lá já sabendo que irei voltar… um dia.

Fotos: Assisi (Reprodução) e por Una lucciola…

Anúncios

2 comentários sobre “A cidade de São Francisco

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s