San Gimignano é uma comuna italiana de 7,700 habitantes na província de Siena, Toscana. A cidade é patrimônio da humanidade pela UNESCO por conta de sua arquitetura medieval do seu centro histórico.
Muitas estruturas ainda se encontram intactas e, por isso, é considerada um dos melhores exemplos europeus de organização urbana da comuna medieval.
O maior atrativo dessa cidade são suas torres, chamadas “casa-torre”. Apesar de ser conhecida como “a cidade das 100 torres”, nem no seu momento mais áureo a cidade chegou a ter tudo isso, eram em torno de 70. Atualmente, restam apenas 14-16 torres.
Naquela época, as torres simbolizavam riqueza (claro! rs). Portanto, quanto mais alta a torre, mais rica era a família. San Gimignano era uma cidade de ligação entre grandes cidades, então muito dinheiro passava por lá.
Durante a II Guerra Mundial, a cidade foi bombardeada por 10 dias seguidos pelos americanos, e a Torre Grossa teve seu sino atingido (mais tarde, um novo foi doado pela extinta União Soviética), caindo em uma casa e atingindo uma parte da catedral.
A mais antiga das torres é a Torre Rognosa, de 51 metros, e a mais alta, a Torre del Podestà (mais conhecida como Torre Grossa), de 54 metros. Esta última é a única que pode ser visitada (infelizmente, no dia que visitei a cidade, ela estava fechada).
A cidade ainda tem algumas igrejas e museus, mas o interesse maior é realmente pelas torres, além da cidade ser um verdadeiro exemplo de arquitetura medieval.
Fofa demais e com uma bela vista para os famosos campos toscanos!!
Fotos: San Gimignano (Reprodução) e por Una lucciola…
Ciao Bella!
É uma das cidades que desejo muito conhecer quando estiver na Itália, lindo post!
Un abbraccio e buona settimana!
CurtirCurtir
Ciao bella!!
Da quanto tempo non ci sentiamo! Sì, infatti è una bellissima e carina città, la devi visitare sicuramente, non te ne pentinerai ;)
Baci!!
CurtirCurtir