Bene Così

Alex Britti - Bene Così

Foram quatro anos de espera por um álbum de inéditas. .23 foi lançado no final de 2009 e depois, em 2011, Alex Britti lançou seu álbum de Best Of (DVD comentado aqui).

O álbum pode decepcionar aqueles que levaram a risca as declarações de Alex de que esse álbum seria mais rock. Aviso aos leitores: não é. Nem de longe. E diria mais. Diria que esse é um dos álbuns mais românticos dele (se não o mais) e o melhor de todos, para mim.

Bene Così tem apenas 10 faixas, sendo duas delas instrumentais (Velox e Naomi). Britti assinou a composição de todas elas sozinho, com exceção de Gli Occhi dei Bambini, escrita por Stefano Rosso, e Senza Chiederci di Più, feita em parceria com Federico Zampaglione.

O álbum já abre com Baciami (E Portami a Ballare), primeiro single do álbum e também a faixa mais dançante e comercial do disco. Fala sobre encarar a vida de forma leve e com alegria.

Depois de um ritmo forte, uma balada que dá nome ao álbum. Bene Così. Romântica e me arrisco a dizer a melhor faixa do álbum. Ele pede que ela o cubra de coragem e sonhos, pois compreende bem a linguagem dele. E deixe que seja assim. ‘Bem assim’. Gostosa, que dá vontade de gritar com ele no segundo refrão, rs.

Em seguida, uma música sem muitas novidades. Senza Chiederci di Più é, para mim, uma canção com a assinatura de Alex (não sei explicar, mas é muito ele). Uma bela música. Ele pede que ela continue a mesma, pois eles se conhecem muito bem, basta ficar aqui, sem pedir por mais.

Romantici Distratti é a minha favorita do álbum. Suas notas iniciais me lembram muito a minha favorita dele, Solo Una Volta. Depois do primeiro single, acredito que essa seja a faixa mais comercial. Gosto do refrão bem pegajoso dela. É um casal assim: românticos distraídos e poetas corajosos, que entre a guerra e paz, preferem fazer amor.

Após uma canção animada (que dá vontade de sair dançando, rs), talvez a faixa mais melancólica do álbum, Perché Mi Vuoi. Para ele, fica cada vez mais claro a necessidade de estar com ela. Deixa-se levar às emoções que fazem dele um homem e que de cima, conseguirá ver as coisas como elas são e será lá que ele a encontrará porque ela o quer…

Passione e Disincanto fala sobre viver a vida. Viva sua vida apesar das tristezas, mas também existem as alegrias. A vida é um aprendizado continuo. A música é bonitinha, mas acho que dentre todas, é a mais fraca do álbum.

A canção escrita por Stefano Rosso, Gli Occhi dei Bambini, é excelente. Depois de ouvi-la algumas vezes, fico realmente na dúvida qual é a melhor faixa do álbum: ela ou Bene Così? Uma música com melodia incrível e uma letra que fala sobre as crianças, ou melhor, sobre os olhos das crianças. E de como agora, com olhos de crianças, eles se apaixonam. Como não amar?

Antes da instrumental, Alex fecha o álbum com Fino Al Giorno Che Respiro. Quando a ouvi pela primeira vez, eu a considerei o ponto baixo do álbum. Mas a canção ganha espaço ao falar de uma Itália vivida por Alex Britti ao longo dos anos, as cidades que ele passou, mas principalmente, sobre a nova Itália, aquela feita por uma miscelânea de gente – o que trouxe dúvidas ao cantor, mas que agora, após refletir, ele a recebe de braços abertos até quando ele respirar.

Sobre as instrumentais, bem Velox, como o próprio nome sugere, é rápida – basicamente apenas guitarra e violão (e teclado), todos tocados por Britti; já Naomi é uma balada, com guitarra, baixo, bateria e piano – essa com a participação de Mel Gaynor do Simple Minds. Eu me pergunto apenas: quem é essa sortuda da Naomi? rs

… … … … …

Analisando e comparando com seus álbuns anteriores, acredito que em Bene Così, Alex tenha atingido a maturidade. É um álbum diferente dos anteriores, mais maduro musicalmente (não se compara aos três primeiros. Talvez, o mais próximo desse seja seu quarto álbum, Festa).

Então sim. Arrisco-me a dizer que seu sexto álbum de estúdio é o melhor de todos. Compacto, com apenas 10 faixas, mas muito bem selecionadas. Talvez, os quatro anos sem lançar nada tenham ajudado Britti a focar mais.

Mais do que recomendado! Bene così, Alex!

Foto: Capa do álbum (Reprodução)

Anúncios

5 comentários sobre “Bene Così

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s