Santa Maria Matricolare

Santa Maria Matricolare por Una lucciola...

Descendo o Teatro Romano e passando pela Ponte Pietra, é possível ver o campanário do Duomo (catedral) de Verona. Basta segui-lo para chegar até ele! rs

A catedral é em homenagem à Santa Maria Matricolare, também é a primeira igreja cristã da cidade. Ela foi construída após duas igrejas Paleocristãs, construídas no mesmo local, que foram destruídas por um terremoto em 1117.

Construída no estilo romano, ela foi terminada em 13 de setembro de 1187 e sua estrutura já foi modificada várias vezes ao longo dos anos, embora a planta tenha permanecido a mesma.

A fachada é dividida em três partes e as janelas góticas nela são evidências da renovação que aconteceu no século XIV.

A parte mais baixa da campanário é romana e a mediana foi construída em 500 por Michele Sanmicheli. Já a parte superior foi feita no século XX por Fagiuoli, mas não foi terminada.

A torre tem 75 metros e possui novo sinos. Existe um método especial para tocar os sinos, que recebe o nome de campane alla Veronese. Até hoje, o campanário permanece inacabado.

Uma antiga lenda da cidade dizia que não o terminaram por conta de um desejo de não superar, em altura, a Torre dei Lamberti, a construção mais alta da cidade. Na realidade, o projeto foi abandonado por uma falta de fundos temporária. Vários projetos foram feitos para terminar a obra, mas todos sem sucesso até o momento.

A parte interna da catedral é muito bem conservada e bonita, e me emocionei ali dentro da primeira vez que a visitei. Ela é dividida em três naves de pilares altos em mármore vermelho de Verona, que sustentam arcadas góticas.

As três primeiras capelas de cada lado apresentam um aspecto unitário e estão enriquecidas com várias obras e esculturas pitorescas, na grande maioria renascentistas. A mais famosa dessas obras é a Ascensão da Virgem de Tiziano (Vecellio). A nave central também foi feita por Sanmicheli.

Dentro do Duomo também se encontram as sepulturas do padre Antonio Cesari e do Papa Lucio III.

Foto: Duomo di Verona por Una lucciola…

Anúncios

Um comentário sobre “Santa Maria Matricolare

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s