Meu Irmão é Filho Único

Meu Irmão É Filho Único

O longa de 2007 do diretor Daniele Luchetti, Meu Irmão É Filho Único (Mio Fratello È Figlio Unico) se passa na Itália no final dos anos 60 e começo dos anos 70, época da esquerda.

Os protagonistas são os irmãos Manrico (Riccardo Scamarcio) e Accio (Elio Germano), este último o narrador da história. Eles são filhos de um operário, Ettore, e a dona de casa Amelia. Junto com eles ainda mora a irmã, Violetta.

A história começa com a ida de Accio a um seminário, pois ele acreditava plenamente em Deus. Porém, com o incentivo de seu irmão mais velho, Manrico, ele acaba percebendo que não tinha vocação.

Voltando a Latina, o jovem se aproxima de seu amigo Mario: fascista, apaixonado pelas ideias do Duce e que incentiva Accio a se juntar ao MSI.

O problema é que a família é comunista, e isso vira motivo de briga (normalmente resolvida no braço mesmo) entre os irmãos.

É durante uma dessas brigas que o diretor faz um corte no tempo, vemos o pequeno Accio virar adolescente. Junto com essa mudança, surge Francesca (Diane Fleri), namorada de Manrico, mas Accio também irá se apaixonar por ela e, consequentemente, Francesca será mais um motivo de discórdia entre os irmãos.

O que pode parecer um filme extremamente político, ao final, não é.

Apesar de tratar sobre fascismo e comunismo, o filme não irá “puxar sardinha” para nenhum dos lados. O foco não é qual movimento político é melhor que o outro, mas exatamente o relacionamento dos irmãos (principalmente), das pessoas.

Atuação incrível por parte dos protagonistas e também dos coadjuvantes. O filme é considerado um dos melhores filmes italianos dos últimos tempos, ganhando vários prêmios importantes, como o David di Donatello e o Globo de Ouro de 2007 por Melhor Filme e Melhor Ator Revelação (Elio Germano, o Accio).

Um filme para pensar (mas sobre relacionamentos e não política) e se divertir com o senso de humor afiado do diretor.

Foto: Meu Irmão É Filho Único (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Meu Irmão é Filho Único

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s