Catedral de San Martino

San Martino por Una lucciola...

O Duomo (catedral) de Lucca, que é dedicado a San Martino, se encontra na praça que leva o mesmo nome e foi um dos primeiros lugares que eu visitei na cidade das duas vezes. Ele foi fundado por San Frediano no século VI.

Lucca, que é a cidade das 100 igrejas, como já foi mencionado nesse post, possui igrejas muito bonitas por dentro e por fora, e muitas se encontram em fase de restauração. Dentro da catedral, existe também um museu, cuja entrada é ao lado da catedral.

No museu, é proibido tirar fotos e não me lembro de muita coisa (visitei o museu da primeira vez, em 2010), mas existem várias obras que fizeram parte da igreja e/ou de sua construção. Se bem me lembro, ele é grande e dividido em quatro andares. Ele também te permite visitar a parte lateral da igreja, que dá vista para a praça, muito charmosa.

Dentro do Duomo, encontra-se o Volto Santo di Lucca (A Sagrada Face), que é um crucifixo em madeira esculpido por Nicodemus com as feições exatas de Cristo e que foi milagrosamente transferido para Lucca em 782. Uma capela foi feita por Matteo Civitali para protegê-lo, chamada Il Tempietto (algo como ‘o templinho’).

A catedral ainda conta com pinturas de Fra Bartolomeo, Federico Zuccari, Jacopo Tintoretto e Ghirlandaio. Este último é mais conhecido por ter pintado “Madonna in trono col Bambino e santi”, que é de aproximadamente 1470.

Monumento a Ilaria CarrettoMas a grande obra mesmo desta catedral é o monumento fúnebre a Ilaria del Carretto (foto). A obra foi realizada por Jacopo della Quercia entre 1406 e 1408. Ilaria foi mulher de Paolo Guinigi e morreu muito nova, durante o parto. O sarcófago mostra a jovem dormindo. Aos seus pés, encontra-se um cachorro, que é símbolo da fidelidade conjulgal.

O grande “bafafá” (rs) do Duomo é exatamente esse monumento e é necessário pagar para poder vê-lo, que fica em uma parte reservada da igreja. Não se paga para entrar na catedral. Quando fui em 2010, o bilhete que custava €6 e dava acesso ao monumento da Ilaria, ao museu e acesso a igreja dei Santi Giovanni e Reparata.

Foto: Duomo di Lucca por Una lucciola…

Anúncios

Um comentário sobre “Catedral de San Martino

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s