L’anfiteatro di Lucca

Na verdade, não existe um anfiteatro em Lucca…

Oi? rs

A Piazza dell’Anfiteatro foi feita sob os restos do antigo teatro romano do século II d.C. O teatro romano foi construído no período medieval.

Naquela época,  a praça era chamada de “parlascio”, que vem do latim paralisium (anfiteatro) e com a influência da palavra “parlare” (falar, em italiano), acabou se tornando o lugar onde aconteciam as reuniões dos cidadãos.

Progressivamente, foram acontecendo as construções, que eram utilizadas como depósito de sal, pólvora e até mesmo prisão.

Só por volta de 1800, por obra do arquiteto de Lucca Lorenzo Nottolini, decidiram fazer uma reforma na antiga estrutura. O novo espaço urbano foi utilizado como o mercado da cidade (Mercato delle Vettovaglie) até ele se mudar em 1900 para o Mercato del Carmine.

Atualmente, a praça se encontra a 3 metros acima em relação à arena romana – e a única coisa que restou do anfiteatro foi sua forma oval (foto). Na praça, várias lojas foram abertas e dentro de algumas, é possível ver as estruturas da época republicana.

É possível acessar a praça por quatro ‘portas’, mas somente uma delas, a mais baixa, foi feita exatamente em um dos que era o acesso original. No centro da praça, no ponto de interseção entre as quatro entradas, tem uma cruz gravada em uma telha.

Como não existe saída entre os edifícios em volta da praça, por não serem separados por ruas, cria-se uma acústica bem peculiar no ‘anfiteatro’: o som fica “preso” no local.

Não consegui visitar na primeira vez, mas fui na segunda viagem. É uma visita imperdível na cidade de Lucca!

Foto: Piazza dell’Anfiteatro (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “L’anfiteatro di Lucca

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s