Etna

O vulcão Etna situado na Sicília, com 3,340 metros, é um dos mais altos e o mais ativo da Europa, entrando em erupção várias vezes entre os séculos XIX e XX, provocando a destruição de várias aldeias. Suas primeiras erupções datam do final do período terciário, há 2,5 milhões de anos atrás.

Conhecido na Roma Antiga por ÆTNA, do grego antigo aitho (queimar) ou do fenício attano (forno). Já os árabes chamavam de Mons Gibel – que traduzindo literalmente seria “montanha duas vezes” e a repetição em língua siciliana denota grandeza. Atualmente, é chamado de Mongibeddu pelos sicilianos.

O complexo do vulcão ocupa uma área de 1,190 km² e sua base tem um perímetro de 140 km, superando em três vezes o tamanho do Vesúvio. O Etna se divide em três porções principais.

A zona baixa é fértil, onde são cultivados vinhedos, oliveiras e árvores frutíferas. Essa zona é bastante povoada, especialmente na Catânia. A zona média é coberta por bosques de pinheiros e castanheiros. Já a zona alta é inóspita.

Ao longo dos anos, o vulcão entrou em erupção inúmeras vezes. As mais famosas são a de 1381, quando a lava chegou até o mar; a de 1669, que atingiu a parte sul de Catânia; a de 1852, que causou várias mortes; e a de 1928, que sepultou a aldeia de Mascali.

Por conta de suas várias erupções, o Etna virou tema da mitologia tanto grega quanto romana. Éolo, o rei dos ventos, teria confinado os ventos em cavernas sob o vulcão. O gigante Tifão teria sido preso sob o mesmo e teria sido a causa das várias erupções, segundo o poeta Ésquilo. Outro gigante, Encélado, teria se revoltado contra os deuses e teria sido morto e sepultado sob o Etna.

Em 12 de abril de 2012, o vulcão entrou em erupção novamente, somando 24 erupções entre janeiro de 2011 e abril de 2012.

Foto: Vulcão Etna (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Etna

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s