Papa Francesco e o Conclave

Papa Francesco

Como não falar do Papa sendo que o mundo parou para acompanhar a eleição dele.

O argentino Bergoglio não constava entre os favoritos. Primeiro Papa jesuíta e latino-americano, primeiro com o nome de Francisco, nome escolhido em homenagem a São Francisco de Assis, pois ele pretende cuidar dos pobres e dos humildes – e sem o “I”, só o será se tiver um Francisco II.

Apesar do rosto não familiar, o Papa acabou cativando a todos em segundos com seu sorriso e sua humildade, ao pedir que o povo orasse por ele antes de ele dar a primeira benção.

Aproveito a deixa para falar um pouco do conclave.

O termo vem do latim cum clave, que significa “(fechado) com chave”, e serve tanto para a sala na qual se reunem os cardeais para a eleição do novo Papa quanto a reunião em si.

O conclave se originou em Viterbo, quando ainda era a sede papal em 1270. Os habitantes estavam cansados dos anos de indecisão dos cardeais para eleger um novo Papa e decidiram trancá-los em uma sala do prédio, removendo o teto para que eles decidissem mais rapidamente. Na ocasião, o Papa eleito foi o Gregório X.

Atualmente, ficam excluídos do conclave os cardeais com mais de 80 anos e o número de votadores é fixo, 120. Bento XVI também estabeleceu que o novo Papa deve ter 2/3 dos votos de todos os escrutínios. As votações ocorrem dentro da Capela Sistina.

O resultado dos votos é mostrado ao público através das fumaças preta e branca.

A fumaça preta indica que não há um novo Papa e é composta das cédulas de voto queimadas mais o perclorato de potássio, antraceno e enxofre. Já a fumaça branca significa que o novo Papa foi eleito e é feita com clorato de potássio, lactose e colofónia, além das cédulas.

A visibilidade das fumaças é aumentada graças a um mecanismo eletrônico de uma estufa auxiliar, instalada junta com a estufa tradicional na Capela Sistina no conclave de março de 1939, no qual Pio 12 foi eleito. Na tampa da estufa, estão escritos os anos e meses dos conclaves realizados desde que ela foi instalada.

Com o fim da votação, o Papa recém-eleito, dirige-se a “sala das lágrimas”, a sacristia da Capela Sistina, para vestir pela primeira vez o manto. A sala recebe esse nome porque se assume que após a eleição, o Papa caia em lágrimas – pela comoção ou pelo peso da responsabilidade.

Após a emissão da fumaça branca, os cardeais têm cerca de uma hora para anunciar o novo Papa. O anúncio é feito pelo cardeal protodiácono, que é o mais velho na ordem dos Cardeais-Diáconos, com a célebre frase Habemus papam, do latim, “temos Papa”.

Tipo assim *momento descontração*:

"A Santa Igreja Romana elegeu: BER... goglio!"

“A Santa Igreja Romana elegeu: BER… goglio!”

Os italianos não perderam tempo em fazer piadinha com o Berlusconi. Eu ri tanto quando vi essa foto porque as expressões dele são ótimas! rs

Pude entender um pouco melhor do conclave e seus ‘bastidores’ ano passado, quando vi Habemus Papam do diretor Nanni Moretti, que recomendo muitíssimo.

Como católica – apesar de não praticante (porque tenho uma visão ‘diferente’, digamos) -, também aguardei ansiosa pelo anúncio do novo Papa. Não conhecia Bergoglio, como muitos, mas gostei da sua expressão: serena. Também confesso que Bento VXI subiu zilhões de degraus no meu conceito com sua renúncia, que exigiu coragem. Muita.

Eu espero que Francisco faça jus ao nome, a São Francisco. Seja humilde e ajude os pobres, como ele tem demonstrado nas suas últimas ações e declarações. E que ele tenha iluminação, pois é isso que a igreja precisa. Aliás, é isso que a religião precisa: iluminar-se para reencontrar o caminho justo.

Amém!

Foto: Papa Francesco (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Papa Francesco e o Conclave

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s