A cidade dos trulli

Alberobello

Alberobello é uma cidadezinha de 12.000 habitantes que fica na região da Puglia e desde 1996, por conta de seus famosos trulli é considerada um patrimônio da humanidade pela Unesco e também faz parte do Valle d’Itria.

No século XIV, alguns diplomatas se referem à região de Alberobello como “Silva Arboris Belli” (latim). O local vira um feudo e, com a autorização do conde da época, foram construídas casas com muro a seco, sem o uso de cimento – característica dos trulli.

Só em 1797, o rei Ferdinando IV liberou a cidade do serviço feudal. Alberobello permanece a única cidade quem possui um quarteirão inteiro de trulli e se torna a capital cultural de trulli do Valle d’Itria.

Além dos trulli, que são a atração principal da cidade, é possível visitar também a Basilica Minore dei Santi Medici e a igreja de Sant’Antonio.

A economia gira muito em torno dos artesanatos, que incluem produtos feitos com ferro, cestos de lenho, trabalhos em pedra, vinhos e óleos. A gastronomia local também é muito importante, com várias especialidades locais, como as pettole, as cartellate e os amaretti.

Uma cidade para se apaixonar, não!? ♥

Fotos: Alberobello (Reprodução)

Anúncios

2 comentários sobre “A cidade dos trulli

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s