Quando viajar?

Afinal, qual a melhor época do ano para viajar para a Itália?

Bom, depende!

Depende daquilo que você gosta e/ou quer ver. A minha vontade é visitar a Itália em todas as épocas do ano porque eu acho que são cenários completamente diferentes.

Se você é daqueles que não curte muito uma muvuca (rs), evite os meses de julho e, principalmente, agosto, pois é quando o hemisfério norte entra nas férias de verão e quando muitas pessoas do mundo todo resolvem viajar.

Eu gostei muito de viajar entre outubro e novembro. São meses de baixa temporada e as cidades, consequentemente, estão mais vazias (e os preços mais amigos! rs).Os meses de março e abril também são meses mais tranquilos. Mas leve os agasalhos porque são meses mais frios (embora não tão frios quanto dezembro e janeiro).

Curte inverno? Apesar de serem considerados meses de alta temporada, aposte em dezembro e janeiro para ver a neve, fazer esportes radicais de inverno, esquiar etc.

É daqueles que prefere um clima mais ameno, mais quentinho? Dê preferência para os meses de junho e setembro. Eles costumam ser mais cheios do que outubro e novembro, mas pelo menos é garantia de sol. Porque sim, outubro e novembro são meses bem chuvosos (água alta de Venezia, prazer!).

Se decidir ir em julho e agosto mesmo, prepare-se para as filas e o calor. Afinal, na Itália também temos temperaturas próximas dos 40ºC, principalmente conforme você vai indo em direção ao sul. Acho que peguei uns 25ºC em Roma em pleno novembro #ficadica.

E aí tem maio, oficialmente o mês das flores, bem na primavera. Quem não sonha em ver um campo de girassol com toda sua beleza pela Toscana? Nada mais perfeito e romântico que isso.

Depois de escolher seu mês (ou sua estação), é interessante olhar a previsão do tempo ou a média de temperatura nas cidades que você vai visitar (mesmo que seja de anos anteriores, só para você ter uma ideia). De costume, o norte é mais frio que o sul, tanto no verão quanto no inverno.

Outro fator para se levar em consideração quando viajar é que: verão na Europa = sol praticamente até  às 21hs. Consequentemente, a vida noturna fica mais agitada (com muitas festas) e os locais para visitação ficam abertos por um horário mais extendido (alguns ficam abertos até meia-noite).

Durante o outono e inverno, o sol se põe mais cedo (por volta das 17hs ou antes) e os museus e lojas costumam fechar mais cedo também, por volta das 18hs e, se não me engano, no máximo até às 19hs.

O importante é saber o que você quer: sol, chuva, calor, frio, neve, flores ou folhas amareladas, alta ou baixa temporada. E, a partir disso, se preparar para levar as roupas adequadas e fazer um roteiro compatível com a época escolhida – para evitar surpresas desagradáveis!

Uma coisa eu posso garantir: a Itália é linda o ano todo! Goditela!*

*Aproveite-a!
Foto: Quando viajar? (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s