Comer, Rezar, Amar: livro

O livro de Elizabeth Gilbert vendeu milhões de cópias pelo mundo e virou um filme estrelado por Julia Roberts (que eu ainda não vi).

Ele conta as aventuras da própria autora por três países em busca de coisas diferentes: Itália, Índia e Indonésia, respectivamente o comer, rezar e amar que dão nome ao livro.

Eu não tenho muito o que falar do livro porque eu não o terminei. Já faz mais de anos (sim, ANOS) que eu tento, mas nunca consigo ler mais de 10 páginas. A primeira parte relacionada à Itália é bastante divertida e mostra alguns aspectos da cultura italiana.

Embora não esteja gostando muito do livro, acho a atitude da Elizabeth Gilbert louvável! Não é todo mundo que consegue abrir mão da família, do dinheiro, do conforto etc, em busca da espiritualidade.

Mas, na minha opinião, é quando fazemos isso que normalmente encontramos nosso verdadeiro “eu”. Muitos me perguntam porque eu fui à Itália sozinha, dizem que eu deveria ter ido com alguém, que ir sozinha é ruim.

Eu acho que esse é o grande ensinamento de uma viagem assim (e, claro, do próprio livro): às vezes, precisamos estar sozinhos para lutar contra nossos próprios monstros, vencer nossos medos, testar nossos limites e valorizar o que está a nossa volta.

Finalizo com o que mais gostei do livro que são as reflexões que, às vezes, Elizabeth nos deixa. A minha favorita (até agora):

As pessoas acham que a alma gêmea é o encaixe perfeito, e é isso que todo mundo quer. Mas a verdadeira alma gêmea é um espelho, a pessoa que mostra tudo que está prendendo você, a pessoa que chama a sua atenção para você mesmo para que você possa mudar a sua vida. Uma verdadeira alma gêmea é provavelmente a pessoa mais importante que você vai conhecer, porque elas derrubam as suas paredes e te acordam com um tapa. (…) As almas gêmeas só entram na sua vida para revelar a você uma outra camada de você mesmo, e depois vão embora.

Attraversiamo!*

*significa “atravessemos” e é a palavra em italiano preferida da Gilbert.
PS.: minha versão de “Comer, Rezar, Amar”, encontra-se nesse post.
Foto: Cena do filme (Reprodução)

Anúncios

3 comentários sobre “Comer, Rezar, Amar: livro

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s