A capital da moda

Il Duomo di Milano por Una lucciola...

Milão ou simplesmente Milàn no dialeto milanês é uma comuna italiana na região da Lombardia, com mais de 1,3 milhão de habitantes, tornando-se a segunda maior cidade da Itália, atrás somente da capital italiana, Roma. Constitui também a maior área metropolitana do país.

A cidade foi fundada pelos Insubres no início do século VI d.C e foi conquistada pelos romanos em 223 d.C, chamada de Mediolanum e se tornou uma das sedes do Império Romano ocidental. Teve grande importância durante o Renascimento e foi capital do Reino de Itália, durante o período napoleônico.

Tornou-se a “capital econômica italiana” durante a Revolução Industrial, na segunda metade do século XIX, formando com Turim e Gênova o “Triângulo Industrial”. Desde esse período e, sobretudo, no pós-guerra, sofreu um forte processo de urbanização ligada à expansão industrial.

Considerada uma das capitais da moda, junto com Paris, Londres e Nova York.

Grande parte dos monumentos históricos de Milão encontra-se no centro da cidade (centro histórico). O aspecto atual do centro é devido aos inúmeros remanejamentos urbânicos efetuados entre a unificação da Itália e o 1º pós-guerra.

O monumento símbolo da cidade é a catedral Santa Maria Nascente. Pouco depois, tem o Teatro Alla Scala, um dos teatros líricos mais famosos do mundo. Ligando os dois monumentos, fica a Galleria Vittorio Emanuele II, em homenagem ao 1º rei da Itália unificada.

Ainda existe a Basílica de Santo Ambrógio, que é uma das mais antigas de Milão e a segunda mais importante da cidade (depois da Catedral, obviamente). Dentro da mesma, é possível encontrar tumbas com os corpos dos santos Ambrógio, Gervaso e Protaso, além de outras obras de artes.

Lembrando que na igreja Santa Maria delle Grazie, encontra-se A Última Ceia de Leonardo da Vinci e que para vê-la, deve-se agendar com 60 (sessenta) dias de antecedência.

Das muralhas de Milão, restam apenas algumas de suas entradas, como a neoclássica Porta Veneza, a medieval Porta Nova e a renascentista Porta Romana. Mas a estrutura militar mais importante na cidade é o Castello Sforzesco, cujo museu também vale uma visita.

Fotos: Milão (Reprodução) e por Una lucciola…

Anúncios

Um comentário sobre “A capital da moda

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s