San Michele in Foro

San Michele in Foro por Una lucciola...

Provavelmente a igreja mais conhecida da cidade de Lucca.

No centro do antigo fórum da cidade romana, foi inaugurada uma igreja chamada San Michele, a qual anexaram, mais tarde, um hospital e um monastério.

A sua reconstrução se iniciou por volta de 1070, por vontade do Papa Alessandro II, e continuou até o fim do século XIV. Nesse mesmo período, começaram as obras do campanário, destruído por Giovanni dell’Agnello, duque de Pisa entre 1364 e 1368, porque o som do sino se ouvia até Pisa e era um sinal da superioridade da cidade de Lucca.

A San Michele in Foro é linda por fora e cercada de vários prédios da época medieval. Na praça, que leva o mesmo nome – piazza San Michele – existe uma estátua em honra a Francesco Burlamacchi.

Da primeira vez que eu fui, não consegui ver a estátua porque Lucca recebia um evento que tomou conta da cidade toda, o Lucca Comics & Games, que acontece todos os anos no mês de outubro. Na segunda vez, estava na minha “to do list”, rs.

Burlamacchi nasceu em Lucca e pertencia à burguesia mercantil da cidade, sendo eleito o representante da cidade em 1533. Neste posto, começou a atrapalhar a hegemonia dos Medici. Foi preso e transferido a Milão, onde foi decapitado por ordem de Carlos V.

A fachada da igreja é muito rica em detalhes e na parte superior, existe uma estátua de mármore do arcanjo Miguel (Michele, em italiano) com as lâminas metálicas, no ato de derrotar um dragão com uma lança. Em cada lado, existe um anjo.

Dizem que em condições particulares de luz é possível ver uma cintilância verde proveniente da estátua e isso seria, de acordo com a lenda, uma esmeralda, colocada nos tempos antigos e jamais encontrada!

Não me lembro de ter visto nada de excepcional na parte de dentro da igreja, além de um órgão. Mas ela abriga algumas obras de arte como La Madonna Con Bambino, de Andrea della Robbia, La Pala Magrini, de Filippino Lippi e a Vergine, de Raffaello da Montelupo.

Vale a visita!

Foto: San Michele in Foro por Una lucciola…

Anúncios

2 comentários sobre “San Michele in Foro

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s