Il Ponte Pietra

Ponte Pietra por Una lucciola...

Definitivamente, eu tenho uma ‘queda’ por pontes, rs. Em Florença, meu lugar preferido é a Ponte Vecchio. Em Verona, também é uma ponte, a Ponte Pietra.

Antigamente, ela era chamada de Pons marmoreus e é a única ponte romana que permaneceu na cidade (ela é do século I!!). A construção da sua primeira estrutura foi provavelmente de madeira, da época pré-Augusto. Foi a primeira ponte de pedra construída em Verona (daí seu nome) e a primeira grande obra pública feita de mármore na cidade.

Repararam que ela tem duas cores?

As cores vermelho e branco formam essa ponte charmosa. A ponte também é formada por cinco arcos. O primeiro, na parte direita do rio Adige, foi reconstruída em 1298. Quatro deles foram destruídos em 1945, durante a guerra e reconstruídos com as pedras recuperadas no rio, trabalho este que terminou somente em 1959.

A parte branca é o mármore da época romana. A parte vermelha são os tijolos, fiéis aos originais, utilizados na sua reconstrução!

Não é interessante?

A ponte tem 95 metros de comprimento e aproximadamente 4 de largura. Ela é uma das principais via de acesso ao centro histórico da cidade e é possível ver várias pessoas posando para fotos em cima dela, já que ela oferece uma vista bacana da cidade (mas não a mais bonita, adianto)!

Foto: Ponte Pietra por Una lucciola…

Anúncios

2 comentários sobre “Il Ponte Pietra

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s