Acqua Alta de Veneza

Abri o navegador hoje e a primeira notícia que eu vejo, em destaque, é: “Veneza enfrenta uma de suas maiores enchentes” e fotos que me pareceram surreais.

O termo acqua alta (água alta) é uma expressão veneziana que indica o fenômeno de picos da maré do mar Adriático que afetam diretamente a laguna de Veneza, provocando alagamentos nas áreas urbanas de Veneza e Chioggia, e mais raramente em Trieste e Grado.

O fenômeno acontece sobretudo no período de outono ou privamera, quando os ventos sopram do Canal de Otranto por toda a extensão da doca, impedindo o escoamento das águas, o que consequentemente impede o escoamento das lagunas e rios do litoral veneziano.

A acqua alta mais “famosa” foi a de 4 de novembro de 1966, quando o nível atingiu 1,94 m. O dia foi histórico por toda Itália, já que outras cidades além de Veneza também foram inundadas, como Florença. Este mês, no dia 1º, o nível chegou a atingir 1,43 m.

Normalmente, a maré atinge somente as partes mais baixas da cidade, sendo um dos lugares mais atingidos a famosa Piazza di San Marco, por ser o ponto mais baixo da cidade. Mas em outros casos, a maré pode tomar até 96% da cidade.

Ao longo dos anos, a cidade tem tentado implementar algumas ações para assegurar que as atividades da cidade continuem normalmente, apesar das enchentes, como passagens elevadas (foto). Porém, ainda assim, algumas casas e empresas devem ser evacuadas.

O que preocupa a população e o país é a frequência com que o fenômeno tem ocorrido de uns anos para cá.  Desde o último século, a frequência passou de 10 vezes ao ano para mais de 60 vezes.

Continuo achando surreal ver todos esses lugares por onde eu passei tomados pela água. E acredito ter sido muita sorte minha quando fui da primeira vez, em pleno mês de novembro (dia 13), e não ter presenciado o fenômeno. Minha roommate foi uma semana depois e teve que comprar galochas!

Eu realmente espero que o governo ache uma forma de conter a acqua alta. Seria um pecado enorme deixar esse tesouro e toda sua história se afundarem…

Foto: Acqua alta (Reprodução)

Anúncios

4 comentários sobre “Acqua Alta de Veneza

  1. Amanda disse:

    Ciao cara!
    :)

    Vou à Veneza em Maio e queria ver a água inundado a Piazza di San Marco. haha
    Você sabe como/onde posso verificar se isso acontecerá no dia que planejo visitar?

    Grazie mille.

    Curtir

    • Isabela disse:

      Ciao, cara!

      Então, eu não conheço nenhum lugar que informe isso, mas eu acho que o período das cheias são nos meses de chuva: normalmente entre outubro e novembro. Eu não peguei, mas uma semana depois de eu ter ido em novembro, minha amiga pegou a cidade alagada!

      Baci!

      Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s