A cidade do Teatro Antico

Taormina é provavelmente a cidade siciliana que mais recebe turistas. Ela se encontra na província de Messina, tem aproximadamente 11 mil habitantes e foi construída sob o monte Tauro.

A cidade tornou-se importante depois da conquista romana em 241 a.C. Sua prosperidade acabou quando a cidade se aliou a Pompeu, ao invés de Otaviano, este último deportou toda a população. Quando se tornou imperador, Otaviano repovoou a cidade, mas a era dourada havia terminado.

Somente no século XVIII, com o Grand Tour, enquanto os europeus ricos percorriam as ruínas antigas é que Taormina voltou a prosperar.

O Teatro Antico (foto) é o monumento mais famoso da cidade, pois oferece uma vista privilegiada para o vulcão Etna e o mar azul da Sicília. Igualmente famosa é o Corso Umberto I, rua estreita que cruza a cidade e cuja principal diversão são as compras. Tomar um café na Piazza IX Aprile também é uma boa pedida.

A cidade também tem outros tesouros arquitetônicos, como a Chiesa San Giuseppe, no estilo rococó, e o Palazzo dei Duchi di Santo Stefano, em estilo árabe-normando.

Para descer até o mar é preciso pegar o teleférico e ir até a baía de Isola Bella, que hoje é uma reserva natural – e se a maré estiver baixa, é possível ir a pé até ela – ou até mesmo até Spisone, que tem uma praia de areia.

Se tempo não for um problema, é interessante ir até Castelmola, cidade que fica a poucos quilômetros de Taormina e, por ficar acima dela, oferece uma boa vista panorâmica.

Taormina costuma ficar bem cheia durante os meses de julho e agosto, mas é exatamente durante o verão que a cidade recebe alguns eventos como o Nastri d’Argento e o Festivalbar, ambos realizados no teatro grego.

A cidade já foi pano de fundo para muitos filmes, entre eles, a parte III de “O Poderoso Chefão” (Il Padrino, em italiano) de 1990. Mas quem não gostaria de ter esse lindo mar azul como cenário?

Fotos: Taormina (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s