Estamos Todos Bem

Estamos Todos Bem (Stanno Tutti Bene) de Giuseppe Tornatore foi lançado em 1990.

O drama conta a história de Matteo Scuro (Marcello Mastroianni) que vive na Sicília e é pai de cinco filhos: Tosca, Canio, Norma, Guglielmo e Alvaro. Todos com nome de uma ópera por conta do pai ser um apaixonado por elas. Seus filhos vivem em cidades diferentes da Itália: Nápoles, Roma, Florença, Milão e Turim.

Depois que os filhos não apareceram no verão para visitá-lo, como de costume, o pai resolve atravessar a Itália para visitar cada um deles, fazendo-lhes uma surpresa.

Matteo é muito orgulhoso da educação que deu a eles. Apesar de achar que todos vivem bem, felizes e bem sucedidos em suas carreiras, conforme a viagem avança, um irmão avisa o outro da chegada dele, para terem tempo de esconder seus problemas familiares e derrotas do pai.

É apenas o segundo filme que vejo do diretor Giuseppe Tornatore, mas fiquei mais uma vez comovida com a delicadeza do mesmo. O filme é bastante triste, mostrando como a velhice, somada à solidão, pode ser bastante dura.

Por várias vezes, os momentos vividos pelo pobre pai são muito emocionantes. Os filhos tentam esconder a verdade, mas mesmo ao descobri-la, o pai recusa-se a aceitá-la, demonstrando também alguns sinais de perda da lucidez – como quando vê seus filhos ainda pequenos falando com ele e por ainda se comunicar com a mulher já morta.

O filme ganhou um remake americano em 2009, que no Brasil foi lançado diretamente em DVD. O papel do pai coube a Robert de Niro.

Vale a pena assistir e se emocionar!

Foto: Cena do filme (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s