Os amantes de Valdaro

Abraçados ternamente, as pernas encolhidas e cruzadas uma com a outra, os braços dele no pescoço dela, e os dela nos ombros dele, unidos há mais de 6000 anos em uma paz de abandono que talvez tenha sido amor. São os “amantes de Valdaro“, dois esqueletos do Neolítico, reencontrados próximo a Mantova (Mântua) em uma necrópole descoberta em 2007.

“Gli Amanti di Valdaro” são conservados hoje no Museo Archeologico Nazionale di Mantova, em um espaço não aberto ao público. A prefeitura e a província de Mantova, junto com a Associazione Amici di Palazzo Te e os museus de Mantova, organizaram o “Comitato Amanti a Mantova” para recolher os fundos necessários para conseguir um local adequado onde o casal possa ficar.

O homem está à esquerda e a mulher, à direita, tinham entre 18 e 20 anos e representam algo de único no mundo: seja pela antiguidade ou pela posição na qual foram encontrados – além do ar de mistério, já que o significado do abraço deles, mortal e eterno, só formulam hipóteses e nada de concreto.

Segundo vocês, por que o casal morreu assim?

Foto: Gli amanti di Valdaro (Reprodução)

Anúncios

6 comentários sobre “Os amantes de Valdaro

  1. Rebeca disse:

    Que lindo .. eu tinha essa foto salva no meu celular , mas nunca poderia imaginar que teria tão coincidência comigo , adorei !!!

    Curtir

  2. Carlos Bazuca disse:

    Isabela, boa postagem, gostei. É um tema intrigante não apenas pela visão arqueológica, mas (principalmente) pela atmosfera afetiva que paira sobre o casal.
    Vou pesquisar mais e postar no meu blog rsrs, vou andar mais vezes aqui. Abraço.

    Curtir

  3. vivi disse:

    Não acho que tenham morrido assim, foram colocados nessa posição depois da morte, por alguém que respeitava sua ligação em vida

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s