Le piazze di Verona

Piazza delle Erbe por Una lucciola...

Piazza delle Erbe

A praça mais antiga da cidade de Verona que surgiu sobre a área do fórum romano. Durante a época romana, era o centro da vida política e econômica. Conforme os anos passaram, os prédios romanos deram lugar aos prédios medievais.

O monumento mais antigo da praça é exatamente uma fonte (foto), praticamente no meio dela, chamada “Madonna Verona”. É uma estátua romana de 380.

Como o nome sugere, deveriam ser vendidas “ervas” nessa praça, porém, é possível encontrar de tudo por lá também: desde comida até lembrancinhas como camisetas, bolsas e outros penduricalhos, besteirinhas.

Sem contar que a praça fica a literalmente poucos passos da Casa da Julieta, então, imaginem o movimento dela. Uma vista interessante da praça é pela Torrei dei Lamberti.

Próximo a praça, na parte sul, fica a Tribuna. Datada do século XIII, era usada para várias cerimônias, em especial, eram realizados os juramentos dos servidores públicos da época.

Piazza Brà por Una lucciola...

Piazza Brà

A minha praça preferida de Verona por conta de tudo que fica em torno dela. Além de você ver, a partir dela, a muralha de Verona e restaurantes fofos ao seu redor, você tem a Arena de Verona a sua frente!

O nome vem de um dialeto, “braida”, que significa “largo”. O legal também é que por toda sua extensão, não se pode andar de carro, então você pode andar sem medo de ser atropelado por algum italiano maluco, rs.

Além da Arena, a Piazza Brà também tem a sua volta prédios importantes como o Palazzo Barbieri e a Gran Guardia. Além disso, é possível ter acesso ao Museo Lapidario M. e também a uma das ruas mais chiques de Verona, que eu sinceramente esqueci o nome, rs.

Piazza dei Signori por Una lucciola...

Piazza dei Signori

Encontrei essa por um acaso, enquanto tentava chegar na Piazza delle Erbe. A estátua que fica no seu centro é de Dante Alighieri (foto).

Nessa praça, são vendidas várias coisas: desde queijo até formas de silicone para cupcakes! rs – Mas não é sempre que as barraquinhas estão por lá, acredito que só no fim de semana.

Pesquisando, essa praça também é conhecida como Piazza di Dante (por causa da estátua, obviamente). Há mais ou menos uns dois anos, essa praça é ponto de encontro de estudantes da universidade de Verona às quartas – que se socializam entre guitarras, danças flamencas e até mesmo, olha só: capoeira!

A praça é cercada de prédios históricos, claro. Também é possível ver a Torre dei Lamberti.

Foto: Praças de Verona por Una lucciola…

Anúncios

4 comentários sobre “Le piazze di Verona

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s