La Rificolona

A Rificolona é uma das festas mais tradicionais e mais amadas pelas crianças em Florença. Uma festa antiga que ainda hoje é celebrada com a imprudência típica dos florentinos.

Rificolone” são as lanternas feitas de papel (foto), de formatos variados. As pessoas as desfilam pelo centro histórico na noite do dia 7 de setembro, véspera do nascimento da Nossa Senhora: a procissão é conduzida pelo Cardeal e vai da praça Santa Croce à praça Santissima Annunziata.

Alguns historiadores dizem que a Rificolona se originou com a chegada dos camponeses e montanhistas de Casentino e de Pistoia em Florença, para participar da feira, no dia 8, em homenagem à Nossa Senhora, na praça da Santissima Annunziata, vendendo seus produtos agrícolas.

Os camponeses iluminavam o próprio caminho com tochas e lanternas de várias formas, que continuavam a utilizar pela cidade. Inspirando-se nessas lanternas originais, os florentinos começaram a construir os primeiros “rificolone”, dando a estes as cores vibrantes das roupas dos montanhistas. Aos poucos, a forma dessas lanternas mudou.

No dia seguinte a Rificolona, 8 de setembro, um desfile de lanternas passa pelo rio Arno na altura da Ponte Vecchio, perto da Società Canottieri di Firenze às 20:30.

Além disso, o dia 8 é aniversário da Catedral de Florença (o Duomo) e é possível visitar os terraços dele, uma experiência única. Os terraços, acessíveis da entrada Porta della Mandorla (o lado para rua dei Servi) ficam abertos das 10 às 16hs e o ingresso é gratuito. Nesse mesmo horário, também fica aberta a Bottega degli Scalpellini dell’Opera del Duomo, na rua dello Studio 23R.

Fotos: Festa della Rificolona (Reprodução)

Anúncios

3 comentários sobre “La Rificolona

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s