Il porcellino

Il Porcellino por Una lucciola...

A Itália e suas lendas…

Em Florença, provavelmente, devem existir várias, mas a que eu mais gosto é a do Porcellino, algo como “porquinho”.

Não me perguntem por que cargas d’água eu gosto desse porco! rs

A lenda por trás do porco:

Dizem que para aqueles que desejam voltar para Florença, deve-se esfregar a mão no nariz do porco. Para aqueles que desejam sorte e/ou dinheiro, deve-se esfregar a moeda no nariz do porco, colocá-la na boca do mesmo (da qual sai uma água) e esta deve cair diretamente no buraco abaixo do porco – SEM tocar nas grades.

Os turistas (eu inclusa, claro) fazem um pequeno aglomerado em volta do porco para tirar uma foto com a mão no nariz dele. Eu mesma, todas as vezes que passei por ele, fiz questão de esfregar, bem esfragado, rs, minha mão no nariz dele, para garantir que eu voltarei a Florença, rs!

Uma das alunas do Istituto, onde eu estudei, disse que toda vez que vai a Florença, passa a mão no porco. E já era a 3ª vez que ela estava lá. Portanto, eu quis me assegurar (já que parece funcionar)! rs

La Loggia del Porcellino por Una lucciola...

O porco se encontra na Loggia del Mercato Nuovo ou Loggia del Porcellino, nome popular dela exatamente por causa do porquinho acima mencionado. O nome é para distingui-la do “Mercato Vecchio” de Florença, localizado onde hoje se encontra a Piazza della Reppublica.

O Mercato Nuovo foi construído entre 1547 e 1551 por Giovan Battista del Tasso no coração da cidade: a poucos passos da Ponte Vecchio. No início, eram comercializados seda e objetos preciosos.

Hoje em dia, vendem-se muitas lembrancinhas. É possível encontrar de tudo: roupas, bolsas, brincos, cachecóis etc… acima disso, é possível encontrar muitos, mas MUITOS brasileiros!

Eu mesmo acabei fazendo amizade com dois, muito simpáticos, que ainda por cima me deram um bom desconto, rs!

O mercado aceita cartões de crédito e fecha por volta das 18hs. O mais legal (ou não) é que as barracas mudam de lugar todos os dias! Então, caso compre alguma coisa, é bom se informar do nome do vendedor e/ou da barraca – caso você precise trocar depois!

Eu diria que é um dos must de Florença!

Momento off-topic:

Hoje, o italiano da minha vida (rs), Alex Britti, completa 44 anos de puro charme e amor para dar! rs
Tanti auguri, tesoro!

Foto: Porcellino por Una lucciola…

Anúncios

5 comentários sobre “Il porcellino

  1. Leticia disse:

    Oi Isabela, sabe me dizer se esse mercado abre as segundas? Como chegamos em um domingo a tarde e vamos para Roma na Terça, queria dicas do que fazer na segunda já que as galerias são fechadas. Obrigada! Abçs!

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s