Il Ferragosto

A palavra Ferragosto deriva de feriae Augusti, o repouso de Augusto, uma festividade imposta pelo imperador romano Ottaviano Augusto no 18 a.C.. A festa fazia parte da Consualia, antigas festas das religiões romanas dedicadas ao Conso, o deus dos celeiros e da fertilidade, celebradas durante o período da colheita e do fim dos serviços agrícolas.

O Ferragosto, portanto, tinha como objetivo deixar alguns dias de descanso para que as pessoas que tinham trabalhado nos campos pudessem recuperar as energias. Os dias de repouso eram acompanhados de festas e comemorações. Os animais utilizados no trabalho dos campos eram enfeitados com flores e normalmente se envolviam em disputas de corrida. Nos dias de hoje, isso ainda acontece, levando-se em consideração o Palio di Siena, que é comemorado no dia 16 de agosto.

Hoje em dia, o 15 de agosto é um feriado nacional dentro do período de férias quando também se comemora a assunção da Virgem Maria. Segundo a tradição, depois de ter terminado sua vida na terra, Maria foi transferida ao Paraíso tanto com a alma quanto com o corpo, diferentemente dos outros mortais.

Provavelmente, as praias italianas devem estar lotadas hoje, pois é para onde os italianos normalmente vão nesse feriado.

Buon ferragosto a tutti!

Foto: Ferragosto (Reprodução)

Anúncios

4 comentários sobre “Il Ferragosto

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s