90º Festival de Ópera

Estamos em pleno verão na Europa. Na cidade de Verona, junto com ele, começa o Festival de Ópera que acontece na Arena.

Este ano, estão em “cartaz” seis óperas, que se alternam entre os dias da semana, normalmente começando às 21hs. O preço dos ingressos vai desde €15 a quase €200 (!!). Preços reduzidos para pessoas acima de 65 anos e aqueles com menos de 30.

Este ano, as óperas são:

Don Giovanni

Ópera de dois atos e cinco cenas, com música de Mozart e libreto por Lorenzo Da Ponte. Sua primeira apresentação foi em Praga em 1787. Ela é considerada um “dramma giocoso”, que mistura comédia e drama.

Aida

Ópera de quatro atos e sete cenas, com música de Giuseppe Verdi e libreto por Antonio Ghislanzoni. Teve sua estreia na Casa da Ópera no Cairo em 1871. Essa obra foi encomendada especialmente para a inauguração do Canal de Suez, mas não foi terminada a tempo.

Carmen

Ópera em quatro atos e quatro cenas, com música de Georges Bizet e libreto por Henri Meilhac e Ludovic Halévy. Foi baseada na novela homônima de Prosper Mérimée. Estreou em 1875 na Ópera-Comique em Paris.

Turandot

Ópera em três atos e cinco cenas, com música de Giacomo Puccini e libreto por Giuseppe Adami e Renato Simoni. É a última obra de Puccini e sua primeira performance foi no Teatro Alla Scala em Milão, em 1926. Puccini morreu dois anos antes de sua estreia e ela foi completada por Franco Alfano.

Romeo et Juliette

Ópera em cinco atos, com música de Charles Gounod e libreto por Jules Barbier e Michel Carré. Baseada na peça de Shakespeare, estreou em Paris, no Theatre Lyrique em 1867.

Tosca

Ópera em três atos e três cenas, com música de Giacomo Puccini e libreto por Luigi Illica e Giuseppe Giacosa. Foi baseada na peça de mesmo nome de Victorien Sardou. Teve sua estreia em Roma, no Teatro Costanzi em 1900.

… … … … …

Meu grande sonho é poder, um dia, ver uma ópera na Arena, mais especificamente Aida de Verdi. Para os que se animaram, é possível comprar ingressos online através do site oficial da Arena, www.arena.it.

Foto: Arena di Verona (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “90º Festival de Ópera

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s