Campania

A região do famoso vulcão Vesúvio. Segunda região mais populosa da Itália e sua capital é Nápoles.

A Campania se tornou um dos centros culturais mais importantes da Magna Grécia. Desde a unificação italiana até os dias hoje, a região, juntamente com todo o sul da Itália, teve um forte declínio econômico e social.

Apesar de não ser uma das melhores regiões italianas no sentido financeiro, ela possui clima agradável, a beleza da sua costa e muita, mas muita riqueza artística e histórica, além de uma culinária implacável. Tudo isso faz da Campania uma das regiões mais incríveis da Itália.

Caracteriza o cenário dessa região sua vegetação tipicamente mediterrânea. Impossível esquecê-la também por conta do imponente Vesuvio, lindo e majestoso visto de Napoli.

Nápoles é uma das cidades mais antigas do mundo com seus 27 séculos de história com o centro histórico mais vasto do continente. A região é a que tem o maior número de bens da UNESCO (14). A cidade também ficou conhecida por sua música – provavelmente, aquelas mais antigas que conhecemos no Brasil vieram de lá

A costa amalfitana é uma das mais conhecidas no mundo e em 1997 se tornou um patrimônio da UNESCO. A ilha de Capri, no golfo de Nápoles, é reconhecida por sua beleza desde os tempos romanos e também onde fica a famosa “Gruta Azul”.

Existem também os templos gregos bem conservados em Paestum e os sítios arqueológicos de Pompeia. Além dos belos jardins de Caserta.

O QUE VISITAR

Certamente, o viajante não deve perder os patrimônios mundiais da região.

Como já mencionado, tem Napoli, com sua vivacidade, o mar e o maior centro antigo da Europa, sendo um museu a céu aberto. São diversos museus, castelos, vilas e prédios históricos para se visitar ou até mesmo as inúmeras igrejas espalhadas pela cidade que abrigam obras de artistas famosos, de enormes valores cultural e histórico.

Também fazem parte da UNESCO áreas como as de Pompeia, Herculano e a Torre Annunziata, que em 79 d.C. foram destruídas completamente pelo Vesuvio. A lava pode ter destruído tudo, mas ironicamente, graças à ela, tudo foi conservado até os dias de hoje.

Outro local que é sítio arqueológico é Paestum que possui os três templos gregos mais bem conservados do mundo: o templo de Era, o mais antigo; o templo de Netuno, o maior; e o tempo de Atenas. A Certosa di San Lorenzo ou Certosa di Padula é um dos monastérios mais antigos do mundo.

A costa amalfitana é um deleite aos olhos com seu mar extremamente azul, o verde da mata mediterrânea e as cores das casas em sua encosta. Todas essas cores juntas foram um dos cartões postais mais lindos (e mais famosos) da Itália. As cidades de Sorrento, Amalfi, Ravello, Vietri Sul Mare e Positano compõem esse lindo quadro (mas no total, 12 cidades fazem parte da costa)

Ainda para quem curte o mar, temos as ilhas de Capri e Ischia, duas pérolas do Mediterrâneo.

Outro monumento famoso é a Reggia di Caserta, inspirada em Versailles, com uma riqueza de arte e arquitetura sem igual. São 1200 quartos, além de um jardim enorme e lindo.

O que provar

Já mencionei a riqueza gastronômica da região. A comida é famosa por conta dos produtos típicos de lá.

Por conta de ser uma região com sol na maior parte do ano, os tomates são mais suculentos e gostosos, compondo grande parte dos pratos locais, inclusive a famosa pizza napoletana e o calzone.

Napoli é a cidade do espaguete, sendo essencial nesse prato, o cozimento – os napolitanos se consideram os mestres dessa arte, em acertar o ponto certo. Também é daqui que vem um dos produtos que conhecemos bem: a muçarela de búfala.

Na parte de doces, a confeitaria napolitana não deixa a desejar e quem for, deve provar o sfogliatelle di ricotta, o babà com licor e os doces feitos com limão.

Falando em limão, o limoncello di Sorrento é um dos mais famosos. Alguns vinhos da região também são bem conhecidos, como Greco di Tufo, Asprino d’Aversa, Lacrima Christi, entre outros.

Mas o imprescindível mesmo é fazer tudo isso ouvindo as típicas canções napolitanas. Ah… nada mais gostoso e tipicamente italiano do que isso… :)

Foto: Vulcão Vesuvio, Campania (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Campania

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s