Lazio

Coliseu, Roma

Região administrativa da Itália e também na qual fica o Vaticano. Conhecida como o berço da civilização ocidental e da cultura cristã, Lazio é uma região rica em lendas, históricas, ruas antigas e colinas verdes, estando no coração da Itália e sendo banhada pelo mar Tirreno e percorrida pelo famoso rio Tevere (Tibre).

Antes mesmo da nascimento de Roma, a capital, a região era chamada de Lazio, do latim Latium, onde viviam os povos latinos, chamada assim por conta do lugar onde viviam na zona baixa do Tibre.

O local é uma mistura de paisagens que mesclam muito bem os cenários naturais e os centros urbanos. É possível entrar em um local completamente verde, mas dentro das muralhas de uma cidade, é o caso da Villa Borghese em Roma, o parque mais famoso do país, que além da área verde, oferece uma galeria com obras de arte de valor altíssimo, a Galleria Borghese.

Região também conhecida por conta de suas termas, a história diz que a água de algumas delas eram cicatrizantes. Essas fontes se desenvolveram durante a época romana, tanto na republicana quanto na imperial. Os romanos construíram lugares de banho majestosos, e o mais famosos deles são as Terme di Caracalla, na própria Roma.

Tivoli também é uma cidade com termas, mas sua fama se deu a outro tipo de beleza artística. Ela abriga duas famosas vilas monumentais, a Villa d’Este e a Villa Adriana, ambas patrimônios da UNESCO. A última era nada mais, nada menos do que a residência do imperador Adriano.

A região também oferece muitas vistas para o mar, como Gaeta, Ponza, San Felice Circeo, mas também é possível visitar alguns lagos, o de Bracciano possui um castelo no meio. Já quem prefere as montanhas também existe essa opção.

O que visitar

É a região onde fica Roma. Preciso dizer mais? rs

Na cidade eterna, nada melhor do que visitar o imponente Colosseo (Coliseu), passar pela rua dos fóruns imperiais e chegar ao Fórum Romano. Obras da época do período romano podem ser facilmente encontradas nos museus do Capitólio.

Para encontrar a vida da cidade, basta visitar qualquer uma das praças de Roma. Escolha uma: seja a de Spagna, a Navona, a Campo dei Fiori… além de, claro, fazer uma visita a fonte mais famosa do mundo: a Fontana di Trevi (sem esquecer de jogar a moedinha).

Próximo de Roma, temos as já mencionadas vilas (cerca de 40 km da capital) e também Ostia, com suas famosas escavações do período romano – além de ser local para banho, para onde os romanos fogem nas noites de verão.

Existem ainda outras surpresas agradáveis espalhadas pela região, como Latina que oferece belas praias do mar Tirreno, além do parque nacional de Circeo. Para algo mais medieval, visite a cidade Tuscia, com sua história etrusca. E ainda pouco conhecida, mas com paisagens de tirar o fôlego, tem a cidade de Ciociaria, de grande relevância histórica.

Sem mencionar o próprio Vaticano, reserve pelo menos um dia para conhecer o maior centro católico do mundo, talvez ver o Papa acenar pela janela, e visitar a famosa e linda Capela Sistina. Lembrando que as redondezas também são de grande relevância: o famoso Castel Sant’Angelo fica ali.

O que provar

A gastronomia dessa região é feita de sabores intensos e profundos, com pratos simples, mas deliciosos. Normalmente, os pratos de massa são de nhoque, o famoso spaghetti all’amatriciana, com pança de porco e pecorino, o spaghetti alla carbonara, com ovo e bacon.

Também são típicos da região a porchetta, o óleo de oliva da Sabina e as castanhas dos Monti Cimini. Alguns vinhos reconhecidos também são do Lazio, como: Aprilia e o Castelli Romani.

Para melhorar tudo isso, aos amantes de futebol, nada melhor do que poder assistir o clássico entre Roma e Lazio.

Foto: Coliseu em Roma, Lazio (Reprodução)

Anúncios

2 comentários sobre “Lazio

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s