Piemonte

Rio Pó, Torino

Piemonte é a segunda maior região da Itália em superfície, depois da Sicília, e a quarta maior em exportações. Ela faz fronteira com a Suíça e a França e seu nome significa “aos pés do monte” porque suas principais cadeias montanhosas são os Alpes e os Apeninos.

Famoso também é o rio Pó (foto), que corta a região de leste a oeste. Os lagos alpinos de origem glacial também são atrações na região. O Lago Maggiore é o maior da região, com uma superfície de 212 km².

Por conta de sua cadeia montanhosa, o visual dessa região é belíssimo. Também é a região que mais oferece lugares para os amantes de esqui, entre eles a Via Lattea e o Sestriere. Tendo os Alpes como pano de fundo, a região é formada por vários vales e vários castelos podem ser encontrados nessa região.

Espelhos d’água, florestas de pinheiros e chácaras são os cenários típicos dessa região. A natureza é apenas um dos atrativos dela. Torino, a capital do automóvel (casa da FIAT) é uma cidade que mistura história e modernidade.

Os castelos medievais também chamam atenção, como o de Ivrea e os famosos Sabaude e Sacri Monti, patrimônios da UNESCO. Existem também alguns locais termais, que asseguram tratamentos, além de relaxamento.

As principais comunas são Torino, Novara, Alessandria, Asti, Moncalieri, Cuneo, Collegno, Rivoli, Nichelino e Settimo Torinese.

O que visitar

As terras de Piemonte estão cheias de riquezas naturais e é relevante no aspecto artístico-cultural, do período românico ao gótico, ao neoclássico e barroco. A região também oferece algumas festas folclóricas.

A província de Torino, a maior, possui vários lugares de interesse, como seu centro histórico, as catedrais, os fortes e alguns castelos, e a cidade de Torino, inúmeros museus e palácios antigos. A cidade em si apresenta um dos melhores egípcios do mundo, além da famosa torre Mole Antonelliana, que hospeda o museu de cinema. Vale também a visita ao museu do automóvel.

Venaria Reale oferece um complexo arquitetônico fascinante, também patrimônio da UNESCO, juntamente com as residências reais de Savoia. As visitas aos palácios reais começam na cidade de Turim e terminam nas redondezas.

Os Montes Sacros são exemplo de arquitetura religiosa e lugar de devoção, ocupando toda a região de Varallo Sesia, Serralunga di Crea e Ponzano Monferrato até Orta San Giulio, Ghiffa e Domodossola.

Uma das pequenas cidades que são imperdíveis é Cherasco, considerada a cidade da muralha estrelada, além de Savigliano, rica em monumentos e Staffarda, com sua arquitetura gótica. A Sacra di San Michele também é um santuário bem antigo que fascina tanto pela arquitutura quanto pela beleza natural.

Para quem busca contato com a natura, a região é rica em reservas e parques naturais, entre eles o Gran Paradiso Tour, um dos mais famosos do país.

O que provar

Uma das especialidades da região é o fondue, que ressalta o uso dos cogumelos de Alba e das verduras cruas. Sem contar nas inúmeras variações de queijos: dos mais diversos tipos e todos de total excelência no sabor.

Os doces características são os chocolates de Torino – provavelmente, muitos brasileiros conhecem a Gianduia, que é típica da região – e outros doces feitos com nozes. Existem também alguns biscoitinhos, bolachinhas e amaretti típicos de cada comuna que valem a pena provar.

Alguns dos vinhos tintos mais famosos da Itália vêm dessa região: Barolo, Gattinara, Nebbiolo, Grignolino e Dolcetto.

Piemonte é uma região para ser vislumbrada ao lado do rio Pó, com aquele panorama magnífico que tem como pano de fundo os Alpes.

Foto: Rio Pó, Torino (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Piemonte

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s