Sardegna

Costa Esmeralda, Sardegna

Essa ilha é a segunda maior do Mediterrâneo (depois da Sicília) e também é uma região autônoma. Sua capital é Cagliari. Prepare-se para viajar por um mar de cor esmeralda, entre uma areia branquinha, afinal, a Sardegna é assim, uma ilha que conquista por sua beleza natural e única, um local de tradições antiquíssimas e com uma natureza praticamente intocada.

Essa região fica no centro do Mediterrâneo. Alguns regiões da ilha não possuem praticamente nada da influência humana, estão intactas, habitadas somente por animais e a vegetação típica, com algumas árvores que chegam a ser milenares.

Obviamente, o que mais chama atenção nessa região é o mar com sua cor praticamente única. Não é de se estranhar que a ilha tenha uma costa chamada Smeralda, considerada o lugar mais belo da região. O Porto Vecchio é considerado o ponto turístico mais equipado do Mediterrâneo.

Se ainda assim, você preferir a montanha, pode andar na região de Gennargentu, o complexo montanhoso mais vasto da Sardenha, com fauna e flora muito ricas, além de espécies a beira da extinção.

A região abriga cinco patrimônios da humanidade declarados pela UNESCO, entre eles os Nuragos, que são torres de pedra espalhadas pela ilha, que foram construídos entre o século II e III a.C.

As principais cidades são Cagliari, Sassari, Olbia, Alghero e Nuoro.

O que visitar

Olhou bem a foto acima!?

Uma das regiões que as pessoas mais procuram é o arquipélago della Maddalena com as suas “sete irmãs”, que nada mais são as ilhas principais. Existe ainda um parque nacional que permite mergulhos.

Caprera é a segunda maior ilha depois da Maddalena e foi o lugar onde viveu Garibaldi, sua casa virou um museu imerso na típica vegetação mediterrânea. Ainda nessa ilha, é possível encontrar não somente o seu túmulo como o de sua família.

Também a famosa a praia Rosa, que deve sua coloração aos recifes de coral e às conchas.

Ainda no norte da costa da Sardenha, existe o parque natural da Isola di Asinara, um dos pontos turísticos mais procurados da ilha. As casinhas são brancas e parecem ter sido tiradas de uma pintura, elas contrastam com o mar límpido e o céu azul.

Famosas também são as grutas e as enseadas, imperdíveis para os amantes da natureza.

Essa ilha consegue juntar o mar, a natureza, as tradições, o misticismo e a curiosidade: como algumas tumbas que ninguém sabe ao certo a origem. Além dos próprios Nuraghi, as torres de pedra.

Na capital Cagliari, existem festas tradicionais e religiosas que acontecem durante o ano inteiro, dentre elas a festa de San Efisio, um dos eventos religiosos e folclóricos mais importantes de toda a ilha.

O que provar

A gastronomia da região satisfaz qualquer paladar mais exigente por conta de seus pratos simples, mas ricos em ingredientes naturais. Aqui o principal ingrediente é o trigo, trabalhado de diversas formas.

Existe também um famoso prato feito com porco chamado porceddu. Por ser uma região costeira, também não faltam pratos ricos em frutos do mar, como lagostas e o famoso atum de Carloforte. Existem também sopas e espaguetes ricos em frutos do mar.

Alguns salames e queijos produzidos na região também são bem reconhecidos, o mais famoso deles é o pecorino sardo. Já dos vinhos, os mais conhecidos são Vermentino di Gallura e Cannonau.

Foto: Costa Esmeralda, Sardenha (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Sardegna

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s