Calabria

Il Cavatore, Catanzaro

Calabria é uma região da Itália meridional, cuja capital é Catanzaro. É exatamente na ponta da bota, o extremo sul da Itália, banhada pelo mar Tirreno e Ionio, e se separa da Sicília pela estreito de Messina.

Como o sul da Itália, o clima é mais ameno, além de ser praticamente toda circundada pelo mar. Suas costas são rochosas e os litorais arenosos, ainda possui uma boa parcela das belezas naturais intocadas, selvagem e misteriosa. Na culinária, os sabores são intensos.

Aqui, assim como em grande parte da Itália, é possível agradar a todos os gostos. Quem ama a natureza, poderá adentrar nas florestas da região, descobrindo uma paisagem praticamente intocada pelo homem, com tons de verde intenso e lagos azuis.

Para quem quer aproveitar o mar, aqui o sol domina grande parte do ano e o mar é cristalino, como em grande parte da Itália. São diversas opções de praia entre o mar Tirreno e Ionio.

A história antiga dessa região também a torna um lugar único na Itália. Quem quiser conhecer o passado, berço da Magna Grécia, a Calabria oferece uma porção de igrejas, monastérios, castelos e palácios onde as antigas tradições ainda sobrevivem.

As principais comunas são Catanzaro, Cosenza, Reggio Calabria, Vibo Valentia e Crotone.

O que visitar

O maior interesse dos turistas na região é o mar. Com poucas indústrias e pela ausência de grandes cidades em grande parte do território permitiram manter o mar sem contaminação por muito tempo, sendo a região considerada um paraíso natural.

São 800 km de costa. A praia de Capo Vaticano foi eleita uma das 100 praias mais bonitas do mundo: sua areia é finíssima e ela é rodeada de árvores milenares, e sua água muito transparente.

Para quem ama arte, Cosenza, é conhecida como a ‘cidade da arte’ desde 2008; a Reggio Calabria tem os grandes patrimônios da cidade e conhecida como a “Atenas da Calábria”.

Os famosos Bronzi di Riace, dois heróis guerreiros, que servem de testemunho para a Magna Grécia, estão expostos no museu nacional da Reggio Calabria. Eles são um raríssimo exemplo da escultura grega clássica.

Para quem busca a natureza selvagem, existem os parques de Sila, Serre, Aspromonte e Pollino, uma das metas naturais mais interessantes de toda a Itália, com rios, pedras e vegetação de tirar o fôlego.

Existem também as áreas arqueológicas de Catanzaro, Cosenza, Crotone e Vibo Valentia.

O que provar

Essa região oferece sensações intensas. Sua culinária não poderia ser diferente. Uma das comidas mais típicas dessa região é o peperoncino calabrese.

Essa pimenta que é facilmente encontrada nos pratos dessa região: na bruschetta, com a sardella (conhecida como o caviar dos pobres), juntamente com a carne suína e como condimento para massa.

Outro alimento bem famoso da Calabria é uma cebola vermelha da Tropea, ele tem um selo de qualidade italiana, o IGP, e tem um sabor levemente adocicado, também muito usada nos pratos típicos.

Outros produtos famosos são o óleo extravirgem, os vinhos, os licores a base de ervas e bergamota, o mel, a confeitaria e a massa que recebe formatos características nessa região (os nomes estão em dialeto: stragugghj, fileja e maccaruni). A massa é feita ainda usando métodos antigos.

A Calabria é, sem dúvidas, uma região para visitar de forma intensa, desde suas belíssimas praias, a influência grega até seus pratos típicos!

Foto: Il Cavatore, Reggio Calabria (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Calabria

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s