Umbria

A região da Umbria fica no coração da Itália, bem no centro, e é a única região italiana não banhada pelo mar. Sua capital é a Perugia.

Mais uma vez, encontram-se aqui paisagens intocadas, compostas por vales verdes e antigas cidades que tornam essa região encantadora. Uma terra feita de colinas, montes e vales.

Por ela, percorre parte do rio Tibre, que corta Roma, e também é o lugar do lago Trasimeno, o maior lago da Itália central, onde ainda podem ser encontrados restos da ocupação etrusca, especialmente na área de Castiglione del Lago.

Passando de uma água para outra, as famosas Cascate delle Marmore, que ficam em Terni, são consideradas uma das cascatas mais bonitas do mundo – também podem ser utilizadas pelos amantes do caiaque, com seus 165 metros de altura.

A Umbria não foi habitada somente pelos etruscos, mas também pelos úmbrios (por isso o nome). No museu arqueológico da região, existem restos pré-históricos que comprovam que ela começou a ser habitada já no paleolítico.

Existem algumas pérolas nessa região, como Assisi, a cidade natal de São Francisco, padroeiro da Itália, e de Santa Chiara. Orvieto também é famosa por conta da sua catedral, os prédios antigos e o famoso Pozzo di San Patrizio.

A cidade de Gubbio é marcante por conta de sua arquitetura medieval e também está ligada a vida de São Francisco.

O que visitar

A foto acima mostra os Piani di Castelluccio, que fazem parte dos Apeninos centrais que ficam na região de Norcia, dentro do Parque Nacional dos Montes Sibillini.

O fascínio dessa região está nessa fusão entre natureza e arte, entra a paz e a serenidade que inspiram os lugares com presença de obras de artes renascentistas e pelas cidades medievais próximas às colinas.

A capital Perugia é uma cidade bem antiga, repleta de museus e com arquitetura muito rica. Essa sensação de antiguidade se mescla com a jovialidade oferecida pelas duas universidades da cidade. Uma mistura que só enriquece ainda mais o local

Gubbio, cidade medieval e também a mais antiga da Umbria. Durante a era medieval, ela atingiu sua era dourada. O Duomo e o Palazzo dei Consoli são os símbolos da cidade. Além de toda a arquitetura, também atraem visitantes os festivais folclóricos que a cidade oferece.

Orvieto também é famosa pelo seu Duomo, só que aqui a representação é gótica. O Pozzo di San Patrizio é um poço, que foi revolução na engenharia da época. Outra cidade famosa da região é Spoleto que mistura arquitetura medieval com renascentista.

Misturando arte e espiritualidade, temos Assisi. A cidade inteira é considera um patrimônio da UNESCO. Por todos os lados, temos ele, a grande figura dessa cidade, São Francisco: desde a basílica dedicada a ele e que tem sua tumba até Eremo delle Carceri, fora das muralhas da cidade, onde ele se retirava para oração.

Por ser uma cidade medieval, Assisi tem até uma festa tradicional chamada Calendimaggio, onde a cidade se transforma e é possível andar entre cavaleiros, damas, arqueiros no maior clima medieval.

O que provar

Como em grande parte da Itália, a carne predominante é a de porco. Aqui não é diferente, então você certamente irá encontrar variações dessa carne como salsicha, presuntos, salames. Os mais famosos são os de Norcia.

Os queijos também ganham espaço aqui, como o pecorino stagionato e os caprini frescos. Para as sopas, temos as famosas lentilhas, também de Norcia, que possuem reconhecimento da União Europeia de indicação geográfica protegida (IGP).

Famosas também são as trufas (cogumelos, não de chocolate, rs). A mais difundida é a negra, muito usada com massas, mas a espécie branca também é bastante usada na região. O óleo também é bastante apreciado e tem reconhecimento DOP (denominação de origem protegida).

Um doce típico é o panpepato (uma torta que mistura chocolate, mel, amêndoas entre outros), feito ainda da maneira tradicional. Outros doces locais ainda mantêm essa tradição.

E por ser uma terra apropriada para a vinicultura, aqui são produzidos muitos vinhos brancos e tintos, entre eles o Assisi Grechetto e o Sagrantino di Montefalco.

Umbria é uma região fantástica, com campos que trazem uma paz inigualável à alma!

Foto: Piani di Castelluccio, Umbria (Reprodução)

Anúncios

3 comentários sobre “Umbria

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s