Roma: a vida e os imperadores

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) recebe a exposição Roma – A Vida e Os Imperadores, trazendo 370 peças originais do Império Romano, vindas diretamente dos museus italianos, incluindo os Uffizi, e os museus arqueológicos de Florença e Fiesole e os museus nacionais romano e de Nápoles.

Informações gerais Local: Avenida Paulista, 1578 – 1 e 2 subsolos do MASP Período: de 25 de janeiro a 22 de abril de 2012 Ingressos: R$15 inteira

A exibição faz parte do Momento Itália-Brasil e nos permite ver os tesouros do Império Romano como joias, mosaicos, afrescos, esculturas e vestimentas que deixam pela primeira vez a Itália. É uma viagem aos três séculos do período da República e os primeiros séculos do Império.

As obras foram organizadas em ordem cronológica e divididas em quatro núcleos:

  1. Entre César e Augusto: o nascimento do Império
  2. Nero
  3. O apogeu do Império
  4. Um Império multicultural

… … … … …

Pude conferir essa exposição hoje e ela é incrível. Você pode conferir de muito perto muitas obras que jamais tinham deixado a Itália. Além disso, cada núcleo contém informações sobre o período e um breve resumo da época, das tradições etc. É possível ver todas essas informações em forma de animação.

Algumas estátuas são fantásticas (embora em muitas falte o nariz, rs) e também é possível descobrir aspectos da religião, da alimentação e da família durante o Império Romano.

Lembrando que tudo é da época. Então é possível ver e observar não só as armaduras dos gladiadores, mas também utensílios como garfo e faca, lâmpadas – além das joias. Também é interessante ler as anotações que existem nas placas da maioria das obras.

Não sabia que Agripina (mãe de Nero) matou o próprio marido para que Nero assumisse o poder e depois o próprio filho a assassinou. Ou que, para comemorar a vitória de uma guerra, Trajano organizou jogos por 117 dias com a morte de 9000 gladiadores e 10000 animais.

Destaques para mim: a cabeça colossal de Júlio César logo na entrada da exposição (foto) – simplesmente fantástica; a parte relacionada ao Coliseu; e as três paredes trazidas do Antiquário de Pompeia (por dentro, dei vários pulos de emoção)!

Vale a visita!

PS.: visite uma banca ao lado do MASP para comprar livros sobre civilizações antigas (que incluem uns cinco livros só sobre a Itália) por apenas R$14,90. Sério, é muito barato!

Foto: A cabeça colossal de Julio Cesar (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Roma: a vida e os imperadores

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s