Liguria

O nome dessa região italiana, cuja capital é Gênova, deriva da antiga população, os lígures. Antigamente, a região era muito maior do que atualmente, incluindo toda a região piemontesa e a região da Lombardia.

É uma região muito turística por conta de suas belezas naturais, entre elas Portofino (foto), as Cinque Terre e o Porto Venere. Na região, existem um parque nacional, nove parques regionais e três reservas naturais e uma nacional, sendo 12% do seu território protegido.

Nessa região, o visitante pode se misturar com a natureza, o mar, a montanha, a diversão e a cultura. O grande atrativo é o mar, com suas costas rochosas e a areia finíssima. Afinal, estamos falando do local que abriga as Cinque Terre, GenovaSanremo e Portofino, cidades costeiras bem famosas na Itália.

Sanremo vai além do famoso festival de música que leva seu nome, mas também é conhecida como a cidade das flores. Suas praias são bem famosas e consideradas joias da costa italiana.

Tem também Portovenere que além da praia, oferece um castelo medieval, vilas belíssimas e os jardins de igual beleza. Essa parte é considerada também o santuário dos cetáceos, já que eles encontram nessas praias um local para viver de forma segura.

Ainda existem amplos bosques espalhados pela Liguria, árvores milenares e um patrimônio natural único, que são alternativas ao turismo tradicional (normalmente em busca de praias).

Entre suas principais comunas estão Gênova, Chiavari, Savona, La Spezia e Sanremo.

O que visitar

As atrações dessa região são particulares, seja pelo fato de serem únicas ou pelo valor histórico, sendo então declaradas patrimônios da UNESCO.

Em Genova, cidade antiquíssima que ainda mantém monumentos antigos misturados aos modernos, é possível encontrar alguns dos patrimônios. Uma cidade que pertence ao mar, o porto do mundo, lugar repleto de cultura.

Além dos monumentos que entraram para a lista da UNESCO, existe também o famoso aquário, uma das estruturas mais completas e avançadas de toda a Europa. A sua estrutura externa já chama atenção e dentro, é possível encontrar todo tipo de vida marinha.

As Cinque Terre e Portovenere também fazem parte dos patrimônios. Muito difícil visitar as cinco cidadezinhas costeiras que compõem as Cinque Terre e não se impressionar com a beleza das casas em tons pastéis. Portovenere também é conhecida como a praia de ricos na Itália, muito famosa para compras.

No entanto, o turismo é atividade econômica mais relevante na região por conta do clima e das paisagens oferecidas, e infelizmente, tem causado danos notáveis ao local, como a sedimentação das costas. O maior fluxo é durante o verão e a maioria dos turistas ainda é italiana.

O que provar

Da gastronomia dessa região, o famoso molho pesto é bastante conhecido dos brasileiros. Para quem não conhece, é um molho feito com manjericão, alho, parmesão, pecorino, óleo extravirgem e pinhão. Ele usado para temperar os pratos típicos, como trenette e ravioli di borragine.

Não podem faltar também os pratos feitos com frutos do mar, afinal, trata-se de uma região costeira. São famosas as sopas de peixe como a ciuppin e a buridda que são feitas com sardinhas recheadas e fritas.

Alguns pratos são compostos com carne de vitelo recheada com ervas e queijo, também existe o coelho recheado com azeitonas e alecrim. A Liguria também é a região dos óleos extravirgens de excelente qualidade e dos vinhos, entre eles o Vermentino, Albarola e Pollera Nera.

Existe uma torta muito típica na Páscoa chamada torta Pasqualina, recheada com ervas, queijo, ovo e outras especiarias. A fugassa que é uma fogaça feita de pão, cebola e óleo também é bastante popular.

Entre os doces, os amaretti e os cubeli são alguns dos biscoitos típicos da região. Além do pandolce genovese, bastante parecido com o panetone (tanto que é um doce tipicamente natalino).

Impossível visitar a Liguria e não se apaixonar por seu mar de cor azul, as casas em tons pasteis em sua encosta, a beleza natural e toda a cultura envolvendo essa maravilhosa região da Itália.

Foto: Portofino (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Liguria

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.